sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Artigo - "Parabéns para a Educação no Brasil!"

Maria Aparecida Silva Ribeiro - 18/11/2009

Parabéns para a Educação no Brasil!


No ano em que se comemoram os duzentos e cinqüenta anos da oficialização do sistema de educação no Brasil (Decreto de 1759 do Marquês de Pombal) e no mês em que um dos instrumentos de avaliação da educação nacional invade a cena dos noticiários pela suspeita de baixa isenção em seus procedimentos, um incidente localizado no pequeníssimo aeroporto do menor estado da federação cruza, de modo um tanto perverso, reflexões nascidas nas diversas instâncias de estudo da educação brasileira.

Num dos mais concorridos vestibulares do Brasil, candidatos de vários estados aspiram a uma vaga na Universidade Federal de Sergipe, disputando, muitos deles, durante anos seguidos, um lugar de um dos maiores departamentos desta instituição pública de ensino superior, maior em número de alunos, docentes, aulas ministradas, formandos etc - o Departamento de Medicina.

Em geral, vencem essa maratona os candidatos mais bem preparados. O que não quer dizer que os reprovados, ou não classificados, não tenham se esforçado – e muito. Mas que os que chegam a ocupar aqueles bancos escolares são os que foram efetivamente preparados para passar pela duríssima seleção; aqueles que, em geral, cursaram seu ensino fundamental e médio em instituições privadas, cujas altas mensalidades (principalmente, se colocadas na proporção dos salários pagos a professores, funcionários, trabalhadores de empresas públicas e privadas, dos diversos setores, da capital e região metropolitana; do interior, nem se fala...) lhes deram direito a um treinamento de rigor quase militar: horas e horas de estudo, de aulas expositivas, de técnicas de memorização – macetes, musiquinhas tolas para decorar fórmulas complexas – mediocridade disfarçada de esperteza; exercícios repetidos à exaustão – metodologia de rolo compressor – finais de semana inteiros dedicados a devorar apostilas insípidas, a simular provas, a comparar resultados – os seus com os de outros, os seus de hoje com os de ontem – em atividades massacrantes que, dentre outras coisas, os colocavam em permanente estado de ansiedade, os atiravam da euforia dos bons resultados à frustração nos testes em que não iam bem, mexiam com sua auto-estima, desestabilizavam seus humores. Enquanto isso, suas vidas passavam, sem se darem conta.

Mas, enfim, chegaram lá. Muitos da mesma escola seleta, da mesma superturma. Não é surpresa se encontrarem nas salas de aula das disciplinas do curso de Medicina classes inteiras de colegas de toda a educação básica, alunos que se conhecem desde o jardim de infância. Jovens que, à maneira do best seller dos anos oitenta, Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, sabiam desde os oito anos de idade que seriam médicos. E que, para ser médico, num futuro que, à época, poderia parecer longínquo, teriam que ser o número um sempre, desde então. E que, desde então, colocaram em foco o domínio de um jogo que lhes garantiria, numa só tacada, a vaga no curso de Medicina numa instituição pública de educação superior – a mais prestigiada – e, como conseqüência, um lugar de destaque na sociedade sergipana, cujo usufruto de um título de “doutor” e conseqüente acesso a numerosos bens de consumo lhes garantiriam a recompensa por anos de trabalho árduo na escola e a satisfação de seus pais por terem dado a melhor educação ao seu filho.

No caso da médica que, no aeroporto de Aracaju, protagonizou um curta-metragem de péssimo gosto veiculado na Internet, além da conquista desse sonho de várias gerações de familiares, tinha também o de um casamento, com direito a príncipe encantado e lua de mel “no estrangeiro”. Epíteto de “doutora” acompanhado do de “esposa”, com direito a passaporte carimbado são, de fato, muitas conquistas acontecendo a um só tempo.

Mas no meio do caminho havia uma pedra.

A pedra em seu caminho foi o entrave à realização do conto de fadas da moça. E provavelmente não foi causado – apenas – conforme alegado por seu advogado de defesa, pelo estresse que sofreu por tanta felicidade junta.

Foi algo anterior e muito mais complexo.
Sem invadir levianamente o terreno pouco familiar das teorias do comportamento, já que o episódio é um prato cheio para psicólogos e demais interessados nas ações e reações humanas, fico com uma evidência cuja natureza tem ocupado, pelo menos, meus últimos quinze anos de estudos e prática profissional: a educação de crianças e jovens. Dito isto, avanço afirmando que a pedra no caminho da médica recém-formada e recém-casada resulta da precária apropriação que tem realizado, no decorrer do seu percurso formativo, das referências conceituais recebidas da família/escola/sociedade.

De fato, a moça deve ter sido filha obediente, boa aluna, amiga legal, em toda sua infância e adolescência. O sucesso inegável na prova objetiva, somativa, do vestibular que prestou, também, é sinal de esforço, disciplina, concentração. O casamento, provavelmente um sonho cultivado há muito tempo e compartilhado por outras jovens de sua idade, também diz alguma coisa a respeito de sua criação e formação familiar.

Mas, francamente, a moça não deve ter feito direito seus deveres de casa.
Por exemplo, se tivesse lido, bem, o bilhete de passagem que adquiriu, teria aprendido que a antecedência de check-in para vôo nacional é de uma hora e para vôo internacional, de duas.

Se tivesse lido os jornais dos últimos meses, teria se dado conta de que, atualmente, o chefe de estado mais poderoso do planeta é negro.
Se tivesse acompanhado um pouco das chamadas “atualidades”, que também é matéria dos concursos públicos, saberia que o presidente de seu país, já em seu segundo mandato, tem origem pobre, não ostenta diploma de ensino superior, embora os investimentos que têm feito em educação, inclusive na “superior”, revelem uma atenção especial a esse setor. Passível de críticas de diversos grupos, a que todo administrador da coisa pública certamente está sujeito, foi chamado de The Man por aquele chefe de estado mais poderoso do mundo. Uma expressão que, em inglês, quer dizer, mais ou menos, “O Cara”, com certeza não por sua origem ou pelo jeitão coloquial – em geral, pouco comuns em um estadista – mas pelo prestígio internacional que tem adquirido em sua trajetória.

Oh, mas a moça precisava relaxar! Se ela tivesse então, ao menos, visto um pouco da teledramaturgia nacional recente, a boa e velha novela das oito, veria que já existe uma Helena, do Manoel Carlos, moradora do Leblon, musa da glamourosa cidade de Búzios,(que já teve Brigitte Bardot como musa) que é (!) negra. Cuja interpretação coube à atriz que já foi protagonista em outra época, dando vida à Xica da Silva, a escrava tornada princesa à força dos diamantes, no Arraial do Tijuco ou Diamantina do período colonial – essa aula de História a doutora deve ter perdido.

Mas, com certeza, leu Machado de Assis. Porque o vestibular a obrigou. E será que não reparou, na leitura de sua biografia, que o maior escritor brasileiro de todos os tempos, fundador da Academia Brasileira de Letras era (!) negro?
Fragmentos de informação, pequenos detalhes que a escola deixou passar, ou que a leitura apressada dos textos dos livros, e dos textos da vida, não captou. Referências subliminares que os currículos formais não fizeram questão de ressaltar. E tampouco a leitora, de nível superior, fez questão de se apropriar: temas transversais, ligados ao momento histórico vivido pelo país e pelo mundo, tópicos de estudo sobre diversidade, tolerância, civilidade, educação social.

É fato que a moça tentou se redimir: à maneira das meninas da escola primária, surpreendidas em uma travessura qualquer na hora do recreio, pediu desculpas ao coleguinha. Mas foi de costas, na TV. Talvez para não prejudicar sua imagem de profissional da saúde (em geral, preocupados com o bem-estar coletivo). Só que, quando insultou o rapaz, estava de frente, aos berros, atirando ao chão objetos do guichê da companhia aérea, em sua fúria desmedida por ouvir, talvez como poucas vezes em sua vida, um não. E tampouco se importou de se declarar médica, na ocasião. Não parecia importar-se com o impacto de suas ações sobre sua carreira. Sua profissão parecia estar, pelo contrário, a serviço de uma “satisfação imediata ou seu dinheiro de volta”.

No calor da emoção, também, não tinha consciência de que havia uma câmera apontada para ela. (Nestes tempos de big brother, para o bem e para o mal, há sempre uma câmera atenta, à espera de uma imagem (in)digna de ser reproduzida. Às vezes, por sorte, a lente mira os infratores, os que têm algo a esconder. Como aqueles policiais lá do Rio de Janeiro, que deixaram o coordenador da ONG AfroReggae, educador social atuante, agonizar até a morte, depois de sofrer assalto, agressão, com o requinte de agentes da lei lhe subtraindo os pertences que os ladrões deixaram para trás.

Ainda bem que a mesma câmera que registra caras e bundas, registra coisas bem mais vergonhosas, criminosas e passíveis de punição (cujos processos, no caso dos dois crimes – omissão de socorro e racismo – faremos questão de acompanhar, pelo mesmo monitor indiscreto).

Neste ano, que a educação escolar no Brasil completa dois séculos e meio, especialmente neste mês de novembro, em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, meu recado, minha admiração vai para a família que educou, muito bem, o funcionário da companhia aérea que atendeu à doutora.

Para mim, de fato, ele também é O Cara!



Currículo
MARIA APARECIDA SILVA RIBEIRO é Doutora em Letras pela PUC-RIO, Professora Adjunta do Departamento de Letras da UFS. Colaboradora do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, PROJOVEM URBANO.

domingo, 22 de novembro de 2009

Estudantes de Laranjeiras promovem Mostra de Teatro


Cultura - 20/11/2009
Estudantes de Laranjeiras promovem Mostra de Teatro


O teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa. Ele desperta o interesse pelo conhecimento e mostra um pouco mais sobre a nossa própria cultura. Reconhecendo essa importância, a UFS promove, de 23 a 27 de novembro, o Trapiche - II Mostra de Teatro.

A ser realizado no campus de Laranjeiras, o evento tem por finalidade oferecer ao público em geral o contato com as atividades artísticas propostas pelos alunos do curso de licenciatura em teatro.

Segundo Rogers Nascimento, organizador do evento, “a mostra busca a interação da sociedade com a produção artística universitária. É uma oportunidade da comunidade ter contato com o teatro, e dessa forma valorizar mais o nosso trabalho”.

A mostra dispõe de oficinas, palestras, mesas de debate, apresentações teatrais e mostras expositivas. Autores como Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Carlos Cauê, Garcia Lorca serão encenados. Todas as atividade são gratuitas e abertas para a sociedade, com início a partir das 17h. Confira a programação.


Grupo Oxente

O consagrado Grupo Oxente de Teatro também participa da mostra, com a palestra “Teatro de Grupo” em que os atores vão narrar as experiências e também uma exposição de fotografias.

O grupo recentemente foi selecionado pela Petrobras para percorrer nove capitais brasileiras. Além do Oxente, um grupo de teatro da cidade de Simão Dias, bailarinos da capital e alunos do curso de Artes Visuais participam da mostra.

Mais informações em:

www.trapiche.blogspot.com

e teatroufs@hotmail.com.


Ascom
comunica@ufs.br

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O espetáculo “Olhos Verdes da Neurose"

Depois do espetáculo Chamado "OLHOS VERDES DA NEUROSE"da nossa amiga Ariane.”

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Edital nº 2/2009

O Ministério da Cultura divulga o segundo edital de 2009 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, que cobrirá as viagens a se realizarem de julho de 2009 a abril de 2010, para as quais serão disponibilizadas, no total, R$1,9 milhão, do Fundo Nacional da Cultura (FNC). O programa se destina a artistas, técnicos e estudiosos da área cultural, convidados a participar de eventos fora do seu local de residência, para apresentar trabalho próprio, fazer residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura. O evento deve ser promovido por instituição brasileira ou estrangeira, de reconhecido mérito, desde que não seja apoiado ou realizado pelo Ministério da Cultura, ou por uma de suas instituições vinculadas.

As inscrições variam de acordo com o mês em que se realizará a viagem (ver calendário abaixo). Em Brasília, os interessados que não tiverem acesso à internet podem se encaminhar à sede do MinC na Esplanada dos Ministérios, bloco B, 1º andar, Divisão de Atendimento ao Proponente/SEFIC, onde será disponibilizado, das 8h às 18h de segunda a sexta-feira (exceto feriados), computador para inscrição.

É possível anexar documentos comprobatórios do currículo, ou outros tipos de material (artigos publicados, portifólio etc) que o candidato julgar relevantes para a análise. Podem se inscrever pessoas físicas, grupos ou entidades culturais privadas e sem finalidade lucrativa, cujas candidaturas serão divididas em solicitações de grupo e solicitações individuais, que concorrerão separadamente. Apenas no caso destas últimas poderão ser apresentados pedidos com vistas a residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura.

Mudanças e critérios - No tocante aos critérios para atribuição de pontos, houve algumas modificações em relação ao Edital nº 1/2009. No intuito de fortalecer a disseminação das ações culturais no interior do país, além da bonificação de 0,5 às candidaturas originárias de fora de Brasília e das capitais estaduais, também dela se beneficiarão aquelas destinadas a eventos a se realizarem fora das referidas localidades.
Em observância às políticas públicas do Governo Federal, também receberão um bônus de 0,5 as encaminhadas por comunidades tradicionais, incluindo: povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, irmandades de negros, agricultores tradicionais, pescadores artesanais, caiçaras, faxinalenses, pantaneiros, quebradeiras de coco babaçu, marisqueiras, caranguejeiras, ribeirinhos, agroextrativistas, seringueiros, fundos de pasto, dentre outros grupos.

A bonificação de um ponto aquelas destinadas à participação em eventos a ocorrerem na América do Sul ou na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) permanecerá.

Os critérios a serem considerados na avaliação serão os seguintes: relevância do evento e da instituição promotora para a área cultural da atividade desenvolvida; adequação do histórico de atuação do candidato ao trabalho ou estudo proposto; relevância da atividade a ser realizada/desenvolvida para a área cultural em que se insere; caráter inovador ou experimental da atividade; contribuição para a difusão e a valorização das expressões culturais brasileiras; intercâmbio e apropriação de tecnologias e conhecimento e troca de experiência. Cada item vale até 5 pontos, e a pontuação mínima para classificação é 16.

Confira o edital:

Edital de intercâmbio nº 2/2009

Calendário de inscrições:

Data das viagens previstas e prazo para encaminhamento das solicitações:
Julho - até 31/5/2009
Agosto - até 31/5/2009
Setembro - até 30/6/2009 (inscrições prorrogadas até 05/07/2009. Confira a Portaria de prorrogação)
Outubro - até 31/7/2009
Novembro - até 31/8/2009
Dezembro - até 30/9/2009
Janeiro de 2010 - até 31/10/2009
Fevereiro de 2010 - até 3 0/11/2 0 0 9
Março de 2010 - até 20/12/2009
Abril de 2010 -até 20/12/2009

Faça a sua inscrição:

Inscrição de grupos:


http://www.cultura.gov.br/site/edital-de-intercambio-n-2-2009-requerimento-de-grupo-entidade/


Inscrição individual:

http://www.cultura.gov.br/site/edital-de-intercambio-n-2-2009-requerimento-individual/


Publicado por Geisa - Observatório dos Editais
Categoria(s): INSCRIÇÕES ABERTAS
Tags: difusão cultural, Editais e Premiações, intercâmbio, Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Edital nº, viagens

Mic - Ministério da cultura

http://www.cultura.gov.br/site/

CECH - Educação Humanas

http://www.cech.ufs.br/

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TRAPICHE – II Mostra de Teatro da UFS

TRAPICHE – II Mostra de Teatro da UFS
de 23 á 27 de Novembro de 2009
Programação*
SEG
17:00

17:30

18:00 Abertura
18:30, 19:00, 19:30, 20:00
Apresentação
Montagem Didática III (Profa. NeteBenevides)-“Halloween”-
“More Movie: Desventuras de umCoração Apaixonado”-
“Baião de Cinco”-
“Vida em Beira de Cais”-
“A Lenda Nagô dos Afoxés
20:30
Abertura de Exposição/PerformanceEstética e História da Arte II (Prof.Daniel Damásio)
“(Re)leituras: Teatro Visão –Concepção Visual do Espetáculo OMito”
21:00
Leitura Dramática Dramaturgia e Criação coletiva
(Prof.Celso Jr)“Dramaturgia do século XX”
21:30
Apresentação Dayanne Alves
“Relembrar”
TER
17:00, 17:30
PalestraProf. Edmilson Suassuna,
André Santana e
Rosana Costa
“ Teatro de Grupo - Relatos de uma Experiência”
18:00, 18:30
Apresentação Teatro de Formas Animadas II
(Profa.Maicyra Leão)
“Auto de Natal dos Ciganos”
19:00, 19:30, 20:00, 20:30
ApresentaçãoMontagem Didática I
(Profa. Maicyra Leão)-
“A Serpente”-“Dorotéia”-
“Perdoa-me por me Traíres”
-“O Auto da Compadecida
21:00
ApresentaçãoIntrodução à Filosofia
(Profa. MayraSantos)
“Prometeu e Pandora -Brincando com a Mitologia”
21:30
Leitura DramáticaDramaturgia e Criação coletiva
(Prof. Celso Jr)
“Textos inéditos – criados pelos alunos”
QUA
17:00, 17:30, 18:00, 18:30, 19:00, 19:30, 20:00, 20:30, 21:00, 21:30

ApresentaçãoDeniseStocklos-Teatro TobiasBarreto -Aracaju
QUI
17:00, 17:30
REUNIÃO AVALIATIVA
18:00
Apresentação
Cia de Teatro Mont Kur
“A Condessa de MontKur “
18:30, 19:00, 19:30, 20:00.
Apresentação
Montagem Didática I
(Profa. Maicyra Leão)-
“Moço em Estado deSítio”-
“Vestido de Noiva “-
“Beijo no Asfalto
20:30
Apresentação
Alunos do 6º Período
“Ensaio para BernardaAlba”
21:00
Apresentação
Estética Teatral
(Prof.André Rosa)
“Doente ImaginárioRevisitado”
21:30
Apresentação
Grupo Catabambos
“Amador”
SEX
17:00
Apresentação
Paulo Sérgio Lacerda
“Um olhar”
17:30
Apresentação
“Xeila, Leila e Keila”
18:00, 18:30
Apresentação
Estética Teatral
(Prof. André Rosa)
“Vanguardas:
Vale a Pena Ver de Novo?!”
19:00,
Apresentação
Cia de Teatro Mont Kur
“A Luz do Cabaré -
A Vingança da Condessa”
19:30
Apresentação
Grupo Resgatando Vidas
“Life House”
20:00
Apresentação
Indumentária no Teatro
(Prof. Robertto Laplane)
“Desfiles de Indumentária”
20:30, 21:00, 21:30
Encerramento
Exposições (durante todos os dias do evento no pátio interno do Campus):
"maquiagem" Expo Vídeo - Prof. Robertto Laplane.-
“Máscaras” - Prof. Robertto Laplane.-
“Maquetes” (Cenografia) - Prof. Robertto Laplane.-
“Recortes do Grupo Oxente” - André Santana.-
“Xilogravuras” - Cris Assunção.-
“Artistas Visuais do Teatro II" (Seminário)
Profa. Daiana Teixeira

* Todas as atividades ocorrerão na área do Campus de Laranjeiras. O detalhamento com salas e locais exatos estará afixado no mural de entrada do Campus

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

TRAPICHE – II Mostra de Teatro da UFS,de 23 á 27 de Novembro de 2009,Programação

TRAPICHE – II Mostra de Teatro da UFS,de 23 á 27 de Novembro de 2009,Programação
TRAPICHE - II Mostra de Teatro da UFS
De 23 a 27 de novembro, a partir das 17h, no Campus de Laranjeiras, ocorrerá o TRAPICHE - II Mostra de Teatro da UFS, organizada pelo Curso de Licenciatura em Teatro da UFS.

Trapiche – Mostra de Teatro da UFS é um evento realizado no final de cada semestre letivo, de caráter não competitivo, que tem por finalidade oferecer ao público em geral o contato com atividades artísticas propostas pelo curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Sergipe/ Campus de Laranjeiras, bem como por professores, alunos e demais setores e departamentos da Universidade. As atividades são variadas e encaixam-se em dois eixos principais: as de caráter formativo, sejam elas, oficinas, palestras e mesas de debate, e as de caráter de apreciação, sejam elas, apresentações teatrais e mostras expositivas. A Mostra é organizada pelos alunos do curso, sob a coordenação da Profa. Maicyra Leão, e todas as suas atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, aproximando assim a comunidade local das produções universitárias. Quem tiver interesse em propor atividades, para uma próxima edição do evento, é só ficar atento ao edital lançado todo semestre.
TRAPICHE – II Mostra de Teatro da UFS
de 23 á 27 de Novembro de 2009
Programação*
SEG
17:00

17:30

18:00 Abertura
18:30, 19:00, 19:30, 20:00
Apresentação
Montagem Didática III (Profa. NeteBenevides)-“Halloween”-
“More Movie: Desventuras de umCoração Apaixonado”-
“Baião de Cinco”-
“Vida em Beira de Cais”-
“A Lenda Nagô dos Afoxés
20:30
Abertura de Exposição/PerformanceEstética e História da Arte II (Prof.Daniel Damásio)
“(Re)leituras: Teatro Visão –Concepção Visual do Espetáculo OMito”
21:00
Leitura Dramática Dramaturgia e Criação coletiva
(Prof.Celso Jr)“Dramaturgia do século XX”
21:30
Apresentação Dayanne Alves
“Relembrar”
TER
17:00, 17:30
PalestraProf. Edmilson Suassuna,
André Santana e
Rosana Costa
“ Teatro de Grupo - Relatos de uma Experiência”
18:00, 18:30
Apresentação Teatro de Formas Animadas II
(Profa.Maicyra Leão)
“Auto de Natal dos Ciganos”
19:00, 19:30, 20:00, 20:30
ApresentaçãoMontagem Didática I
(Profa. Maicyra Leão)-
“A Serpente”-“Dorotéia”-
“Perdoa-me por me Traíres”
-“O Auto da Compadecida
21:00
ApresentaçãoIntrodução à Filosofia
(Profa. MayraSantos)
“Prometeu e Pandora -Brincando com a Mitologia”
21:30
Leitura DramáticaDramaturgia e Criação coletiva
(Prof. Celso Jr)
“Textos inéditos – criados pelos alunos”
QUA
17:00, 17:30, 18:00, 18:30, 19:00, 19:30, 20:00, 20:30, 21:00, 21:30

ApresentaçãoDeniseStocklos-Teatro TobiasBarreto -Aracaju
QUI
17:00, 17:30
REUNIÃO AVALIATIVA
18:00
Apresentação
Cia de Teatro Mont Kur
“A Condessa de MontKur “
18:30, 19:00, 19:30, 20:00.
Apresentação
Montagem Didática I
(Profa. Maicyra Leão)-
“Moço em Estado deSítio”-
“Vestido de Noiva “-
“Beijo no Asfalto
20:30
Apresentação
Alunos do 6º Período
“Ensaio para BernardaAlba”
21:00
Apresentação
Estética Teatral
(Prof.André Rosa)
“Doente ImaginárioRevisitado”
21:30
Apresentação
Grupo Catabambos
“Amador”
SEX
17:00
Apresentação
Paulo Sérgio Lacerda
“Um olhar”
17:30
Apresentação
“Xeila, Leila e Keila”
18:00, 18:30
Apresentação
Estética Teatral
(Prof. André Rosa)
“Vanguardas:
Vale a Pena Ver de Novo?!”
19:00,
Apresentação
Cia de Teatro Mont Kur
“A Luz do Cabaré -
A Vingança da Condessa”
19:30
Apresentação
Grupo Resgatando Vidas
“Life House”
20:00
Apresentação
Indumentária no Teatro
(Prof. Robertto Laplane)
“Desfiles de Indumentária”
20:30, 21:00, 21:30
Encerramento
Exposições (durante todos os dias do evento no pátio interno do Campus):
"maquiagem" Expo Vídeo - Prof. Robertto Laplane.-
“Máscaras” - Prof. Robertto Laplane.-
“Maquetes” (Cenografia) - Prof. Robertto Laplane.-
“Recortes do Grupo Oxente” - André Santana.-
“Xilogravuras” - Cris Assunção.-
“Artistas Visuais do Teatro II" (Seminário)
Profa. Daiana Teixeira

* Todas as atividades ocorrerão na área do Campus de Laranjeiras. O detalhamento com salas e locais exatos estará afixado no mural de entrada do Campus

Maiores informações em:

Blog do Trapiche
WWW.trapicheufs.blogspot.com

Email
teatroufs@hotmail.com


Blog do Centro Acadêmico de Teatro da UFS
WWW.centroacademicodeteatroufs.blogspot.com
Postado por Trapiche - II Mostra de Teatro da UFS. às 11:03 0 comentários
domingo, 25 de outubro de 2009
Regulamento do Trapiche II Mostra de Teatro da UFS de 23 à 27 de Novembro de 2009 Laranjeiras - Sergipe - Brasil
TRAPICHE

II Mostra de Teatro da UFS



De 23 a 27 de Novembro de 2009

Laranjeiras – Sergipe – Brasil



REGULAMENTO

Trapiche – II Mostra de Teatro da UFS acontecerá de 23 a 27 de novembro de 2009, no Município de Laranjeiras, onde serão apresentados os trabalhos desenvolvidos durante o período 2009.2 do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Sergipe/ Campus de Laranjeiras, bem como serão realizadas atividades propostas por outros setores da Universidade e pela comunidade externa em geral.


I – Objetivo

Art. 1º - Realizar a II Mostra de Teatro da UFS – Trapiche, de caráter não competitivo, promovendo o intercâmbio entre os alunos dos cursos da Universidade Federal de Sergipe com a comunidade local.

Parágrafo único: Serão realizadas mostras, exposições, oficinas, palestras, mesas redondas, performances, leituras dramáticas, esquetes e peças teatrais inteiramente gratuitas.


II – Inscrições

Art. 1º - Poderão se inscrever para a II Mostra de Teatro da UFS – Trapiche, independentemente do campus, pessoas devidamente ligadas à Universidade Federal de Sergipe.

Parágrafo único: Quando se tratar de pessoas/grupos externos, um padrinho vinculado a UFS tornar-se-á responsável pela atividade proposta, desde a inscrição até o acompanhamento da realização da mesma.

Art. 2º - As atividades e espetáculos inscritos poderão ser inéditos, publicados e inclusive já apresentados/realizados.

Art. 3º - As inscrições poderão ser feitas de 26 de outubro a 6 de novembro de 2009, via e-mail ou via impressa, respectivamente pelo teatroufs@hotmail.com e na secretaria do Campus de Laranjeiras, devendo ser entregue a ficha de inscrição e todos os documentos constantes no Art. 9º.

Art. 4º - A ficha de inscrição está disponibilizada na secretaria da Universidade Federal de Sergipe – Campus de Laranjeiras, das 17h às 20h, no blog trapicheufs.blogspot.com, no site de relacionamentos Orkut, por meio da comunidade Trapiche UFS e pelo e-mail teatroufs@hotmail.com.

Parágrafo único: Em caso de grupos, um representante ou correlato deverá se inscrever como responsável pelo mesmo.

Art. 6º - Cada inscrito poderá, no máximo, encaminhar até 03 (três) atividades.

Art. 7º - No caso de atividades vinculadas a disciplinas, a ficha de inscrição e demais anexos deverão ser preenchidos e enviados normalmente, seja pelo professor responsável seja por um aluno designado por tal.

Art. 8º - Com relação à programação final, a depender do volume de inscrições, os horários e locais sugeridos pelos proponentes terão que ser revistos e negociados, devendo, portanto, ser indicado pelo menos 2 (duas) opções de horário na ficha de inscrição.

Parágrafo ÚNICo: As atividades relacionadas às disciplinas terão prioridade quanto a espaço e horários propostos, desde que se inscrevam no horário destinado às mesmas na oferta do período.

Art. 9º - Juntamente com a ficha de inscrição é necessário o envio dos seguintes itens, por categoria:

Em caso de mostra/exposição: Sinopse (máx. 6 linhas), gênero, quantidade de material expostos e dimensão dos materiais, área necessária, 03 (três) fotografias coloridas (em caso de exposição) e cópia dos vídeos (em caso de mostra audiovisual).

Em caso de oficina: Sinopse (máx. 6 linhas), objetivos, metodologia, recursos técnicos necessários, currículo resumido do oficineiro (máx. 7 linhas).

Em caso de palestra/mesa redonda: Sinopse (máx. 6 linhas), objetivos, currículo resumido dos envolvidos (máx. 7 linhas).

Em caso de apresentação de performance/esquete/peça teatral: Nome do artista/grupo, nome do espetáculo/esquete/cena/performance, sinopse (máx. 10 linhas), ficha técnica completa, DVD do espetáculo (exceto para inéditos), 03 (três) a 10 (dez) fotografias coloridas, recortes de jornal sobre o grupo e suas montagens (se houver).

Art. 10º - O não envio dos anexos obrigatórios, acima relacionados, poderá incorrer na não aceitação da inscrição do requerente.

Art. 11º - Outros materiais não constantes na lista do Art. 9º que o proponente considere relevantes, devem ser anexados.

Art. 12º - As atividades realizadas fora do Campus de Laranjeiras necessitam de uma autorização por escrito do responsável pelo local escolhido, que deve ser entregue no ato da inscrição. Em caso da falta de autorização, a organização não se responsabiliza por eventuais problemas posteriores.


III – Seleção

Art. 1º - A priori, os trabalhos inscritos serão todos selecionados, no entanto, caso haja uma quantidade superior à disponibilidade de horários e locais reservados à Mostra, a Comissão de Organização ficará a cargo de estabelecer critérios de seleção e escolha das atividades.

Art. 2º - A divulgação das atividades selecionadas, bem como da programação parcial será feita a partir de 9 de novembro de 2009 através de lista afixada mural de entrada do Campus de Laranjeiras-UFS, no blog trapicheufs.blogspot.com e no site de relacionamentos Orkut, por meio da comunidade Trapiche UFS.

Art. 3º - Aqueles que desistirem da realização da atividade proposta, já selecionada, terão até o dia 11 de novembro de 2009 para formalizar pedido de retirada de atividade, junto à Comissão de Organização.

Art. 4º - A divulgação da programação final com os seus respectivos horários e locais será feita a partir do dia 13 de novembro de 2009, em lista no mural de entrada do Campus de Laranjeiras-UFS, no blog trapicheufs.blogspot.com e no site de relacionamentos Orkut, por meio da comunidade Trapiche UFS.


IV – Obrigações

Art. 1º - Caberá aos inscritos participantes os materiais técnicos necessários a execução das suas atividades.

Art. 2º - Caberá aos inscritos selecionados providenciar o transporte de ida e volta de toda equipe, bem como dos materiais necessários para a realização de sua atividade.


V – Disposições Finais

Art. 1º - A comissão organizadora não dispõe de recursos para qualquer tipo de gasto durante a II Mostra de Teatro da UFS – Trapiche.

Art. 2º - Os materiais enviados não serão devolvidos.

Art. 3º - Os participantes cedem os direitos de uso de imagem para transmissão por redes de TV, divulgação na mídia impressa, assim como para promoção do evento em outras edições.

Art. 4º - Os responsáveis pelas atividades participantes deverão apresentar-se à comissão organizadora no mínimo 2 horas antes da execução das mesmas.

Art. 5º - O proponente que não realizar a atividade proposta, será automaticamente impedido de participar da edição subseqüente da Mostra de Teatro da UFS – Trapiche.

Art. 6º - O ato da inscrição implica o conhecimento e aceitação de todos os itens do regulamento.

Art. 7º - Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela comissão organizadora da II Mostra de Teatro da UFS – Trapiche.


Laranjeiras, 20 de outubro de 2009.


Coordenação
Profa. Maicyra Leão

Comissão de organização
Eduardo Vieira
Eva Cardoso de Sá Lima
Viviane Kelly de Santana



Inscrições e Informações

Comunidade no Orkut: Trapiche UFS
Blog: www.trapicheufs.blogspot.com
E-mail: teatroufs@hotmail.com

Trapiche – II Mostra de Teatro da UFS
Universidade Federal de Sergipe – Campus de Laranjeiras
Rua Samuel de Oliveira, s/n, Centro
Laranjeiras-SE



Realização: Curso de Teatro – CAMPUSLAR / UFS




Cronograma resumido


Tópico
Datas
Inscrições de atividades
26 de outubro a 6 de novembro
Resultado parcial
9 de novembro
Limite para retirada de atividade
11 de novembro
Divulgação da programação final
13 de novembro
EVENTO
23 a 27 de novembro



Postado por Trapiche - II Mostra de Teatro da UFS. às 13:41 0 comentários
Ficha de Inscrição do Trapiche II Mostra de Teatro da UFS de 23 a 27 de novembro de 2009
TRAPICHE
II Mostra de Teatro da UFS
De 23 a 27 de novembro de 2009




FICHA DE INSCRIÇÃO*
No. ______

* as inscrições deverão ser feitas de forma impressa ou por e-mail, respectivamente na secretaria do Campus de Laranjeiras e pelo teatroufs@hotmail.com, seguidas dos anexos constantes no edital.


Categoria: ___________________________________

Atividade relacionada diretamente à disciplina?
___ Sim ___ Não Qual?___________________________Prof.___________________________


DADOS PESSOAIS (para todas as categorias)
Nome Completo (em caso de grupo, dados do representante): ______________________________________________________________________________
Nome Artístico: (em caso de grupo o nome do grupo)___________________________________
Matrícula:___________________________CPF: ______________________________________
Endereço: ______________________________________________________________________
Cidade: _________________________ Telefones: (999) _________________________________
E-mail: ________________________________________________________________________


EM CASO DE OFICINAS
Nome da Atividade: __________________________________________________
Público Alvo: _______________________________________________________
Duração: ____________horas/minutos Capacidade: ___________pessoas
Recursos técnicos Necessários: _________________________________________
Data e horário pleiteados:(1ª. Opção)______________________________________
(2ª. Opção)______________________________________
Local: _____Sala teórica _____ Sala prática _____Área externa
Se necessário especifique; __________________________________________


EM CASO DE MOSTRAS E EXPOSIÇÕES
Nome da Atividade: __________________________________________________
Público Alvo: _______________________________________________________
Data e horário pleiteados:(1ª. Opção)______________________________________
(2ª. Opção)______________________________________
Local: _____Hall do Campus _____ Pátio Interno _____Área externa
Se necessário especifique; __________________________________________
Tempo de Montagem: _______________________________________________
Tempo de Desmontagem: ____________________________________________


EM CASO DE PALESTRAS E MESAS REDONDAS
Nome da Atividade: __________________________________________________
Palestrantes/debatedores envolvidos: _____________________________________
___________________________________________________________________
Público Alvo: ________________________________________________________
Recursos Técnicos necessários: __________________________________________
Data e horário pleiteados:(1ª. Opção)______________________________________
(2ª. Opção)______________________________________
Local: _____Sala teórica _____ Teatro _____Biblioteca


EM CASO DE APRESENTAÇÕES
Nome da Atividade: __________________________________________________
Classificação: _____Drama _____Comédia _____Bonecos ______Performance
Outro: ______________________
Censura: ______________________Duração: _______________________________
Data e horário pleiteados:(1ª. Opção)______________________________________
(2ª. Opção)______________________________________
Local: _____Teatro _____ Pátio Interno _____Área externa
Se necessário especifique: __________________________________________
Tempo de Montagem: ___________________________________________________
Tempo de Desmontagem: ________________________________________________


ANEXAR

Em caso de mostra/exposição:
Sinopse (máx. 6 linhas), gênero, objetivos, quantidade de materiais expostos, dimensão dos materiais, área necessária, 03 (três) fotografias (em caso de exposição).

Em caso de oficina:
Sinopse (máx. 6 linhas), objetivos, metodologia, recursos técnicos necessários, currículo resumido do oficineiro (máx. 7 linhas).

Em caso de palestra/mesa redonda:
Sinopse (máx. 6 linhas), objetivos, currículo resumido dos envolvidos (máx. 7 linhas),.

Em caso de apresentação de performance/esquete/peça teatral:
Nome do grupo, nome do espetáculo, sinopse (máx. 10 linhas), ficha técnica completa, DVD do espetáculo inscrito, 03 (três) a 10 (dez) fotografias, recortes de jornal sobre o grupo e suas montagens (se houver).
Postado por Trapiche - II Mostra de Teatro da UFS. às 13:28 0 comentários
quarta-feira, 24 de junho de 2009
TEATRO DE FORMAS ANIMADAS









O MUNDO MÁGICO DA ANIMAÇÃO!
Postado por Trapiche - II Mostra de Teatro da UFS. às 05:28 0 comentários
terça-feira, 23 de junho de 2009
MAIS LEITURAS!












A GALERA DO 3º PERÍODO ARRASOU !!!
VIVA SHAKESPEARE

Postado por Trapiche - II Mostra de Teatro da UFS. às 08:41 0 comentários
TANTA TINTA!!!































EMOCIONANTE!!!!
AONDE VAI O PRAÇA QUE PASSA PELA PRAÇA?


ECO ONDE É QUE VC SE ESCONDE?


OLHA O MOSQUITO!!!!

MARIANA E MARINA...OLHA O PASSARINHO NO SAPÊ
NO ULTIMO ANDAR!
O TEMPO DO TEMPORAL....



VALEU GALERA!!!!



AGUARDEM AS SURPRESAS DA SEGUNDA EDIÇÃO DO TRAPICHE!!!














Postado por Trapiche - II Mostra de Teatro da UFS. às 07:04 0 comentários
quinta-feira, 18 de junho de 2009
EXPOSIÇÃO!!!






CTO


Postado por Trapiche - II Mostra de Teatro da UFS. às 05:28 0 comentários
Postagens mais antigas Assinar: Postagens (Atom)

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Prova e gabarito do conhecimento especifico

Caros alunos e visitantes do blog do Centro acadêmico de teatro da UFS,dê uma olhadinha na prova de conhecimento especifico de teatro.
Segue anexo a prova e o gabarito.


http://www.ccv.ufs.br/ccv/concursos/pss2010/files/provas/pss2010_teatro.pdf


GABARITO


http://www.ccv.ufs.br/ccv/concursos/pss2010/files/gabarito/teatro.html

Proest divulga nota sobre Restaurante Universitário

Esclarecimento - 06/11/2009
Proest divulga nota sobre Restaurante Universitário


Diante de algumas colocações por membros da comunidade universitária sobre a privatização e aumento de preço das refeições do Restaurante Universitário (RESUN) a PROEST tem sido instada a se pronunciar sobre a questão. Esta Pró-Reitoria, responsável que é pelos serviços que o RESUN presta à comunidade universitária esclarece:

1. Não se cogita no âmbito da PROEST a privatização do RESUN.

2. Não se cogita também, por parte da PROEST, qualquer possibilidade de aumento de preço nas refeições do RESUN.

3. O que de fato está ocorrendo e é do conhecimento dos representantes da comunidade universitária no Conselho de Administração do Restaurante Universitário (CONARESUN), é que o RESUN passará em breve por uma reforma, pois é uma exigência que se faz necessária, inclusive esse projeto já se encontra pronto e encaminhado pela PROEST para ser licitado e se espera que ocorra ainda este ano para início das obras no recesso acadêmico.

4. A legislação em vigor, desde a segunda metade da década de 90, extinguiu diversos cargos das IFES como motoristas, serviços gerais, cozinheiros, copeiros, açougueiros, etc., alguns desses serviços já são e continuarão a ser terceirizados.

Esperamos assim ter esclarecido quaisquer dúvidas que tenham passado para a nossa comunidade universitária, subscrevemo-nos
com Saudações Universitárias

PROF. ARIVALDO MONTALVÃO
PRÓ-REITOR DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

http://www.ufs.br/?pg=noticia&id=2127

DAA para Laranjeiras 09-11-2009

Caros Alunos do curso de teatro da UFS por favor não percam,pois isso supostamente decidirá o futuro do curso e o nosso também,creio eu

CONVITE

O Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe, através da
Coordenadora Profa. Maicyra Leão e Vice Coordenador Prof. André Rosa, têm
a honra de convidar Vossa Senhoria para participar do I Fórum sobre a
Reforma Curricular da Licenciatura em Teatro da UFS.
Segue abaixo a programação do Fórum que ocorrerá no Auditório do Campus de
Laranjeiras no período de 11 a 13 de Novembro de 2009.
Contamos com a sua inestimável presença!

PROGRAMAÇÃO

I FÓRUM SOBRE A REFORMA CURRICULAR DA LICENCIATURA EM TEATRO DA UFS

De 11 a 13 de Novembro
Auditório do Campus de Laranjeiras

11 de Novembro (quarta-feira)
17h às 18h – Credenciamento dos participantes.
18h às 20h – Mesa Redonda:
“Que educação em arte queremos?” Possibilidades para uma Reforma
Pedagógica.
Prof. Dr. Paulo Heimar (DEAPE/UFS)
Prof. Msc. Marcos Santana (DANÇA/UFS)
Prof. Msc. Celso Jr. (TEATRO/UFS)
Mediação: Profa. Msc. Maicyra Leão (TEATRO/UFS)
20h às 20h30 - Intervalo
20h30 às 22h - Exposição de currículos adotados por outras instituições de
Ensino Superior para Licenciatura em Teatro/Artes Cênicas.

12 de Novembro (quinta-feira)
17h30 às 18h – Apresentação dos Eixos Temáticos para discussão e separação
dos Grupos de Trabalho.
18h às 19h – Apresentação das Sugestões e Proposições dos estudantes da
Licenciatura em Teatro da UFS.
19h às 19h30 - Intervalo
19h30 às 22h - Discussão e desenvolvimento das proposições dos Grupos de
Trabalho a partir dos Eixos Temáticos apresentados.

13 de Novembro (sexta-feira)
18h às 19h30 – Conferência:
Educação Estética e Teatro: oportunidades de conhecimento e expressão.
Profa. Dra. Luiza Christov (Instituto de Artes da Universidade Estadual
Paulista/UNESP)
Mediação: Prof. Msc. André Rosa (TEATRO/UFS)
19h30 às 20h - Intervalo
20h às 22h – Apresentação dos Grupos de Trabalho e votação das proposições
finais.

PARTICIPEM!!!!!


Prof. Antônio Edilson do Nascimento
Diretor do Departamento de Administração Acadêmica - DAA
PROGRAD - UFS
Tels.: (0xx79) 2105-6507
FAX: (0xx79) 2105-6570
E-mail: edilson@ufs.br

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

COISA FEITA

COISA FEITA
(João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio)

Sou bem mulher de pegar macho pelo pé
Reencarnação da Princesa do Daomé
Eu sou marfim, lá das Minas do Salomão
Me esparramo em mim, lua cheia sobre o carvão

Um mulherão, balangadãs, cerâmica e sisal
Língua assim, a conta certa entre a baunilha e o sal
Fogão de lenha, garrafa de areia colorida
Pedra-sabão, peneira e água boa de moringa

Sou de arrancar couro
De farejar ouro
Princesa do Daomé

Sou coisa feita, se o malandro se aconchegar
Vai morrer na esteira, maré sonsa de Paquetá
Sou coisa benta, se provar do meu aluá
Bebe o pólo norte, bem tirado do samovar

Neguinho assim, ó, já escreveu atrás do caminhão
"A mulher que não se esquece é lá do Daomé"
Faço mandinga, fecho os caminhos com as cinzas
Deixo biruta, lelé da cuca, zuretão ranzinza

Pra não ficar bobo,
Melhor fugir logo
Sou de pegar pelo pé
Sou avatar vodu,
Sou de botar fogo
Princesa do Daomé

domingo, 25 de outubro de 2009

Regulamento do Trapiche II Mostra de Teatro da UFS de 23 à 27 de Novembro de 2009

TRAPICHE

II Mostra de Teatro da UFS



De 23 a 27 de Novembro de 2009

Laranjeiras – Sergipe – Brasil



REGULAMENTO

Trapiche – II Mostra de Teatro da UFS acontecerá de 23 a 27 de novembro de 2009, no Município de Laranjeiras, onde serão apresentados os trabalhos desenvolvidos durante o período 2009.2 do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Sergipe/ Campus de Laranjeiras, bem como serão realizadas atividades propostas por outros setores da Universidade e pela comunidade externa em geral.


I – Objetivo

Art. 1º - Realizar a II Mostra de Teatro da UFS – Trapiche, de caráter não competitivo, promovendo o intercâmbio entre os alunos dos cursos da Universidade Federal de Sergipe com a comunidade local.

Parágrafo único: Serão realizadas mostras, exposições, oficinas, palestras, mesas redondas, performances, leituras dramáticas, esquetes e peças teatrais inteiramente gratuitas.


II – Inscrições

Art. 1º - Poderão se inscrever para a II Mostra de Teatro da UFS – Trapiche, independentemente do campus, pessoas devidamente ligadas à Universidade Federal de Sergipe.

Parágrafo único: Quando se tratar de pessoas/grupos externos, um padrinho vinculado a UFS tornar-se-á responsável pela atividade proposta, desde a inscrição até o acompanhamento da realização da mesma.

Art. 2º - As atividades e espetáculos inscritos poderão ser inéditos, publicados e inclusive já apresentados/realizados.

Art. 3º - As inscrições poderão ser feitas de 26 de outubro a 6 de novembro de 2009, via e-mail ou via impressa, respectivamente pelo teatroufs@hotmail.com e na secretaria do Campus de Laranjeiras, devendo ser entregue a ficha de inscrição e todos os documentos constantes no Art. 9º.

Art. 4º - A ficha de inscrição está disponibilizada na secretaria da Universidade Federal de Sergipe – Campus de Laranjeiras, das 17h às 20h, no blog trapicheufs.blogspot.com, no site de relacionamentos Orkut, por meio da comunidade Trapiche UFS e pelo e-mail teatroufs@hotmail.com.

Parágrafo único: Em caso de grupos, um representante ou correlato deverá se inscrever como responsável pelo mesmo.

Art. 6º - Cada inscrito poderá, no máximo, encaminhar até 03 (três) atividades.

Art. 7º - No caso de atividades vinculadas a disciplinas, a ficha de inscrição e demais anexos deverão ser preenchidos e enviados normalmente, seja pelo professor responsável seja por um aluno designado por tal.

Art. 8º - Com relação à programação final, a depender do volume de inscrições, os horários e locais sugeridos pelos proponentes terão que ser revistos e negociados, devendo, portanto, ser indicado pelo menos 2 (duas) opções de horário na ficha de inscrição.

Parágrafo ÚNICo: As atividades relacionadas às disciplinas terão prioridade quanto a espaço e horários propostos, desde que se inscrevam no horário destinado às mesmas na oferta do período.

Art. 9º - Juntamente com a ficha de inscrição é necessário o envio dos seguintes itens, por categoria:

Em caso de mostra/exposição: Sinopse (máx. 6 linhas), gênero, quantidade de material expostos e dimensão dos materiais, área necessária, 03 (três) fotografias coloridas (em caso de exposição) e cópia dos vídeos (em caso de mostra audiovisual).

Em caso de oficina: Sinopse (máx. 6 linhas), objetivos, metodologia, recursos técnicos necessários, currículo resumido do oficineiro (máx. 7 linhas).

Em caso de palestra/mesa redonda: Sinopse (máx. 6 linhas), objetivos, currículo resumido dos envolvidos (máx. 7 linhas).

Em caso de apresentação de performance/esquete/peça teatral: Nome do artista/grupo, nome do espetáculo/esquete/cena/performance, sinopse (máx. 10 linhas), ficha técnica completa, DVD do espetáculo (exceto para inéditos), 03 (três) a 10 (dez) fotografias coloridas, recortes de jornal sobre o grupo e suas montagens (se houver).

Art. 10º - O não envio dos anexos obrigatórios, acima relacionados, poderá incorrer na não aceitação da inscrição do requerente.

Art. 11º - Outros materiais não constantes na lista do Art. 9º que o proponente considere relevantes, devem ser anexados.

Art. 12º - As atividades realizadas fora do Campus de Laranjeiras necessitam de uma autorização por escrito do responsável pelo local escolhido, que deve ser entregue no ato da inscrição. Em caso da falta de autorização, a organização não se responsabiliza por eventuais problemas posteriores.


III – Seleção

Art. 1º - A priori, os trabalhos inscritos serão todos selecionados, no entanto, caso haja uma quantidade superior à disponibilidade de horários e locais reservados à Mostra, a Comissão de Organização ficará a cargo de estabelecer critérios de seleção e escolha das atividades.

Art. 2º - A divulgação das atividades selecionadas, bem como da programação parcial será feita a partir de 9 de novembro de 2009 através de lista afixada mural de entrada do Campus de Laranjeiras-UFS, no blog trapicheufs.blogspot.com e no site de relacionamentos Orkut, por meio da comunidade Trapiche UFS.

Art. 3º - Aqueles que desistirem da realização da atividade proposta, já selecionada, terão até o dia 11 de novembro de 2009 para formalizar pedido de retirada de atividade, junto à Comissão de Organização.

Art. 4º - A divulgação da programação final com os seus respectivos horários e locais será feita a partir do dia 13 de novembro de 2009, em lista no mural de entrada do Campus de Laranjeiras-UFS, no blog trapicheufs.blogspot.com e no site de relacionamentos Orkut, por meio da comunidade Trapiche UFS.


IV – Obrigações

Art. 1º - Caberá aos inscritos participantes os materiais técnicos necessários a execução das suas atividades.

Art. 2º - Caberá aos inscritos selecionados providenciar o transporte de ida e volta de toda equipe, bem como dos materiais necessários para a realização de sua atividade.


V – Disposições Finais

Art. 1º - A comissão organizadora não dispõe de recursos para qualquer tipo de gasto durante a II Mostra de Teatro da UFS – Trapiche.

Art. 2º - Os materiais enviados não serão devolvidos.

Art. 3º - Os participantes cedem os direitos de uso de imagem para transmissão por redes de TV, divulgação na mídia impressa, assim como para promoção do evento em outras edições.

Art. 4º - Os responsáveis pelas atividades participantes deverão apresentar-se à comissão organizadora no mínimo 2 horas antes da execução das mesmas.

Art. 5º - O proponente que não realizar a atividade proposta, será automaticamente impedido de participar da edição subseqüente da Mostra de Teatro da UFS – Trapiche.

Art. 6º - O ato da inscrição implica o conhecimento e aceitação de todos os itens do regulamento.

Art. 7º - Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela comissão organizadora da II Mostra de Teatro da UFS – Trapiche.


Laranjeiras, 20 de outubro de 2009.


Coordenação
Profa. Maicyra Leão

Comissão de organização
Eduardo Vieira
Eva Cardoso de Sá Lima
Viviane Kelly de Santana



Inscrições e Informações

Comunidade no Orkut: Trapiche UFS
Blog: www.trapicheufs.blogspot.com
E-mail: teatroufs@hotmail.com

Trapiche – II Mostra de Teatro da UFS
Universidade Federal de Sergipe – Campus de Laranjeiras
Rua Samuel de Oliveira, s/n, Centro
Laranjeiras-SE



Realização: Curso de Teatro – CAMPUSLAR / UFS




Cronograma resumido


Tópico
Datas
Inscrições de atividades
26 de outubro a 6 de novembro
Resultado parcial
9 de novembro
Limite para retirada de atividade
11 de novembro
Divulgação da programação final
13 de novembro
EVENTO
23 a 27 de novembro

Ficha de Inscrição do Trapiche II Mostra de Teatro da UFS de 23 à 27 de Novembro de 2009

TRAPICHE
II Mostra de Teatro da UFS
De 23 a 27 de novembro de 2009




FICHA DE INSCRIÇÃO*
No. ______

* as inscrições deverão ser feitas de forma impressa ou por e-mail, respectivamente na secretaria do Campus de Laranjeiras e pelo teatroufs@hotmail.com, seguidas dos anexos constantes no edital.


Categoria: ___________________________________

Atividade relacionada diretamente à disciplina?
___ Sim ___ Não Qual?___________________________Prof.___________________________


DADOS PESSOAIS (para todas as categorias)
Nome Completo (em caso de grupo, dados do representante): ______________________________________________________________________________
Nome Artístico: (em caso de grupo o nome do grupo)___________________________________
Matrícula:___________________________CPF: ______________________________________
Endereço: ______________________________________________________________________
Cidade: _________________________ Telefones: (999) _________________________________
E-mail: ________________________________________________________________________


EM CASO DE OFICINAS
Nome da Atividade: __________________________________________________
Público Alvo: _______________________________________________________
Duração: ____________horas/minutos Capacidade: ___________pessoas
Recursos técnicos Necessários: _________________________________________
Data e horário pleiteados:(1ª. Opção)______________________________________
(2ª. Opção)______________________________________
Local: _____Sala teórica _____ Sala prática _____Área externa
Se necessário especifique; __________________________________________


EM CASO DE MOSTRAS E EXPOSIÇÕES
Nome da Atividade: __________________________________________________
Público Alvo: _______________________________________________________
Data e horário pleiteados:(1ª. Opção)______________________________________
(2ª. Opção)______________________________________
Local: _____Hall do Campus _____ Pátio Interno _____Área externa
Se necessário especifique; __________________________________________
Tempo de Montagem: _______________________________________________
Tempo de Desmontagem: ____________________________________________


EM CASO DE PALESTRAS E MESAS REDONDAS
Nome da Atividade: __________________________________________________
Palestrantes/debatedores envolvidos: _____________________________________
___________________________________________________________________
Público Alvo: ________________________________________________________
Recursos Técnicos necessários: __________________________________________
Data e horário pleiteados:(1ª. Opção)______________________________________
(2ª. Opção)______________________________________
Local: _____Sala teórica _____ Teatro _____Biblioteca


EM CASO DE APRESENTAÇÕES
Nome da Atividade: __________________________________________________
Classificação: _____Drama _____Comédia _____Bonecos ______Performance
Outro: ______________________
Censura: ______________________Duração: _______________________________
Data e horário pleiteados:(1ª. Opção)______________________________________
(2ª. Opção)______________________________________
Local: _____Teatro _____ Pátio Interno _____Área externa
Se necessário especifique: __________________________________________
Tempo de Montagem: ___________________________________________________
Tempo de Desmontagem: ________________________________________________


ANEXAR

Em caso de mostra/exposição:
Sinopse (máx. 6 linhas), gênero, objetivos, quantidade de materiais expostos, dimensão dos materiais, área necessária, 03 (três) fotografias (em caso de exposição).

Em caso de oficina:
Sinopse (máx. 6 linhas), objetivos, metodologia, recursos técnicos necessários, currículo resumido do oficineiro (máx. 7 linhas).

Em caso de palestra/mesa redonda:
Sinopse (máx. 6 linhas), objetivos, currículo resumido dos envolvidos (máx. 7 linhas),.

Em caso de apresentação de performance/esquete/peça teatral:
Nome do grupo, nome do espetáculo, sinopse (máx. 10 linhas), ficha técnica completa, DVD do espetáculo inscrito, 03 (três) a 10 (dez) fotografias, recortes de jornal sobre o grupo e suas montagens (se houver).

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC-BA), que acontece de 23 a 31 de outubro de 2009,


Home>O FIAC>O FIAC
O Que é o FIAC

O Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC-BA), que acontece de 23 a 31 de outubro de 2009, entra em seu segundo ano com o compromisso de colocar a Bahia no circuito das artes cênicas internacionais, traçando um panorama da pluralidade de propostas que marca a cena contemporânea.

Depois de sua bem-sucedida estréia em 2008, o festival de caráter anual se confirma na agenda cultural do estado como um pólo aglutinador de espetáculos de estéticas inovadoras, pesquisa de linguagem e propostas ousadas, que isoladamente e em seu conjunto refletem sobre o fazer teatral e os rumos das artes cênicas no Brasil e no mundo.

São mais de 20 montagens vindas de cinco países, de diversos gêneros, distribuídas em teatros baianos e também em espaços públicos e alternativos. As atrações, que vêm de diferentes contextos culturais e com variadas estéticas e técnicas, vão dialogar também com a produção cênica local, presente na programação. Uma troca que não se resume apenas às apresentações, mas oferece ainda atividades que estendem esse intercâmbio através de palestras, bate-papos, oficinas e encontros.

Com essa rede de atuação – que inclui circulação de espetáculo, intercâmbio, formação profissional e de platéia, divulgação da produção baiana, interferência no calendário cultural do estado, celebração e reflexão sobre as artes cênicas –, o FIAC-BA se instala como um instrumento transformador, numa iniciativa com potencial de desdobramentos em diversas áreas.

http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=6435881229697234344&postID=6805947012272246053

terça-feira, 20 de outubro de 2009

COCADA
(Antonio Vieira)

Ai meu deus se eu pudesse eu abria um buraco
metia os pés dentro criava raiz
virava coqueiro trepava em mim mesmo
colhia meus cocos meus frutos feliz

Ralava eles todos com cravo e açúcar
e punha num tacho pra fazer cocada
depois convidava morenas e louras
mulatas e negras pra dar uma provada

Depois satisfeito de tanta dentada
na boca de todas eu me derretia
e aí novamente eu abria um buraco
metia os pés dentro com toda alegria

Virava coqueiro trepava em mim mesmo
colhia meus cocos fazia tachada
com cravo e açúcar ficava roxinho
ficava doidinho pra ser mais cocada

Côco côco cocada
cocada prá sinhô
cocada prá sinhá

Côco côco cocada
cocada pra ioiô
cocada pra iaiá

Super importante ENADE 2009

ENADE 2009

NOVIDADE: Todos os alunos inicialmente inscritos estão selecionados para
fazer o Enade 2009.
A relação está no blog Coavi/Ufs do Enade, mui diligentemente mantido pela
equipe da Coavi, sob a batuta da Profa. Lílian França:
http://coavi2009.blogspot.com
O exame será no dia 8 de novembro, ao meio-dia pelo horário daqui da
terrinha de Sergipe Del Rey e do Cacique Serigy também.
E olha aí gente: É MEIO-DIA, MEIO-DIA, MEIO-DIA.
É uma hora da tarde lá por aquele horário volúvel de Brasília que muda 2
por vezes ano.
Até o final deste mês o INEP (www.inep.gov.br), órgão encarregado da
realização do evento, enviará material pro endereço dos inscritos.

E OLHA AÍ PESSOAL: PERDER ENADE É CAIXÃO!
Quem tá irregular com o Enade não pode, POR LEI, receber diploma.
Mesmo o pessoal que está iniciando o curso, se estiver inscrito e não
comparecer vai ter problema mais tarde na hora de receber o diploma.
PelAmorDeDeus, não dê bobeira!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Alunos do corso de TEATRO, DANÇA e ARQUITETUA da UFS participaram dessa festa Lambe-Sujo e Caboclinho 11/10/2009!

Alunos do corso de TEATRO, DANÇA e ARQUITETUA da UFS participaram dessa festa Lambe-Sujo e Caboclinho 11/10/2009!
Preparando para a Festa


População de Laranjeiras




Luana, Sueline, André, Silvia, Juliana e Geovaninna!!



Paulo Sergio, Mateus, Rogerio, Estevão e Amelinha!!




Amelinha, Sibas e Fêfa!!





O Lambe - Sujo é um folguedo tipicamente sergipano, encenado todos os anos, no segundo domingo de outubro, na cidade de Laranjeiras, interior do estado. O enredo consiste na encenação da luta entre negros (os lambe - sujos) e índios (caboclinhos), estes mandados pelos brancos para destruírem os quilombos. O evento dura o dia inteiro e é considerado a maior manifestação de teatro espontâneo ao ar livre do mundo. Funciona meio como um carnaval de rua. Os lambe - sujos pintam o corpo com uma mistura de tinta preta e melaço de cana, vestem short e um gorro vermelho, e carregam uma foice – símbolo da luta pela liberdade. Os caboclinhos pintam o corpo de vermelho e vestem-se de índio. À tarde acontece o “combate” propriamente dito onde os dois grupos folclóricos encenam a derrota dos negros. Ao longo do dia, os grupos encenam as embaixadas (discussões e pequenos combates) pelas ruas e “roubam” objetos da comunidade que são levados para o “mocambo”, de onde só podem ser retirados mediante uma contribuição em dinheiro. Como todo folguedo, é acompanhado por grupos musicais, basicamente percussivos

Alunos do corso de TEATRO, DANÇA e ARQUITETUA da UFS participaram dessa festa!!
11/10/2009

domingo, 18 de outubro de 2009

UFS


Universidade Federal de Sergipe

Pro - reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

VI Sexta semana de Extensão

03 á 07 de Novembro de 2009

Extensão e Cultura

ANCINE


ANCINE Agência Nacional do Cinema

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE – é o órgão oficial de fomento, regulação e fiscalização das indústrias cinematográfica e videofonográfica, dotada de autonomia administrativa e financeira. Criada em 6 de setembro de 2001, através da Medida Provisória 2228, a ANCINE é uma agência independente na forma de autarquia especial, vinculada ao Ministério da Cultura no dia 13 de outubro de 2003.

A ANCINE é administrada por uma diretoria colegiada, composta de um Diretor-Presidente e três Diretores, com mandatos fixos e não coincidentes, aprovados pelo plenário do Senado Federal.

Através desta página oficial, a ANCINE disponibiliza à classe cinematográfica, pesquisadores, jornalistas e interessados em geral, dados estatísticos, boletos de recolhimento, referente à opções de mecanismos legais, formulários, editais, informações e notícias, na intenção de facilitar o acesso à informação a respeito de suas realizações e competências.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Meia passagem um direito nosso!










Até quando?
Até quando teremos que pagar quatro reais e vinte centavos para estudarmos na UFS em Laranjeiras?até quando agüentaremos esse massacre ao nosso bolso,a nossa vida de estudante,ao nosso direito de acesso ao nível superior e a educação?E eu me pergunto,até quando,até quando????Chega de sofrer,chega de ter que escolher dias para ir estudar,pois infelizmente alunos tem que escolher o melhor dia para estudar,porque não podem ir todos os dias,devido ao preço absurdo que é imposto para nós.Mas não me venha com a idéia que já sabíamos que ia ser assim,pois isso não cola,pois não estamos aqui pedindo ônibus de graça,mas sim o direito de termos a meia passagem.
ASS:Rogers Nascimento

"Caso sério" com o nosso professor Celso Jr.


Uma comédia emotiva de Claudio Simões e Margareth Boury. Direção de Claudio Simões e Celso Jr.


Caso sério
É o nosso professor em Cena.

CASO SÉRIO
Vencedor do prêmio FUNARTE de Teatro Myrian Muniz

Texto: Claudio Simões e Margareth Boury

Elenco: Andréa Elia e Celso Jr.

Direção: Claudio Simões e Celso Jr.



Estreia: 07 de novembro

Teatro SESI (Rio Vermelho / Salvador / 3535-3020)

Sábados e domingos

20h

Ingresso: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Temporada: 07 de novembro a 13 de dezembro

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Primeira turma de Teatro da ufs


A Primeira turma de Teatro da ufs apresentou no dia 02/10/09
o espetáculo Tanta Tinta com poemas de Cecília Meireles, trava línguas e músicas folclóricas para a turma de Pedagogia no auditório da reitoria, o espetáculo é um trabalho resultante da matéria Montagem Didática II que tem como professora Nete Benevides, logo em seguida houve um debate entre alunos e professores dos dois cursos.

O espetáculo Tanta Tinta





O espetáculo Tanta Tinta com poemas de Cecília Meireles, trava línguas e músicas folclóricas para a turma de Pedagogia no auditório da reitoria, o espetáculo é um trabalho resultante da matéria Montagem Didática II que tem como professora Nete Benevides, logo em seguida houve um debate entre alunos e professores dos dois cursos.

sábado, 10 de outubro de 2009

Associação Brasileira de Iluminação Cênica



Associação Brasileira de Iluminação Cênica

Vem aí o 5º Festival Nacional de Teatro de Vitória

Vem aí o 5º Festival Nacional de Teatro de Vitória com peças gratuitas
Folha Vitória Peças, oficinas, debates, workshops, palestras e exposição de fotos vão marcar o 5º Festival Nacional de Teatro de Vitória, que será realizado de 13 a 20 de outubro. Em quatro teatros da cidade (Carlos Gomes, Ufes, Sesi e Carmélia) e também em espaços alternativos, os admiradores das artes cênicas vão se deleitar com as histórias montadas para o palco. Ao todo serão 23 peças, sendo nove de grupos locais e 14 de companhias de outros Estados, estando entre esses, um convidado especial de Cuba, que vai abrilhantar o evento com duas peças nesse período de trabalho no Brasil.



Programação completa das peças e atividades formativas





Teatro Carlos Gomes

Peça: Gota D'água/RJ
Dia: 13 de outubro
Horário: 20h
Duração: 2h e 40min.
Direção Geral: João Fonseca
Texto: Chico Buarque e Paulo Pontes
Direção Musical e Músicas Adicionais: Roberto Burgel

Peça: Gota D'água / RJ
Dia: 14 de outubro
Horário: 20h
Duração: 2h e 40min.
Direção Geral: João Fonseca
Texto: Chico Buarque e Paulo Pontes
Direção Musical e Músicas Adicionais: Roberto Burgel

Peça: Anatomia Humana segundo Vico Campanella / BH
Dia: 15 de Outubro
Horário: 20h
Duração: 1h e 30min.
Direção: Kalluh Araújo

Peça: Anatomia Humana segundo Vico Campanella / BH
Dia: 16 de Outubro
Horário: 20h
Duração: 1h e 30min.
Direção: Kalluh Araújo

Peça: Metrópolis/ES
Dia: 17 de Outubro
Horário: 20hs
Duração: 50min.
Direção: Marcelo Ferreira

Peça: A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina – Tropa do Balacobaco – Equipe Teatral de Arcoverde /Recife
Dia: 18 de outubro
Horário: 20h
Duração: 1h e 20min.
Direção: Romualdo de Freitas

Peça: A Cor Desta Noite/ES
Dia: 19 de Outubro
Horário: 20h
Duração: 55min
Direção: Carlos Ola

Peça: O Púcaro Búlgaro – Texto original de Campos de Carvalho/RJ
Dia: 20 de outubro
Horário: 20h
Duração: 2h
Direção: Aderbal Freire

Peça: O Púcaro Búlgaro – Texto original de Campos de Carvalho/RJ
Dia: 21 de outubro
Horário: 20h
Duração: 2h
Direção: Aderbal Freire

Teatro do Sesi

Leitura Musical: Amor, Vida e Bossa Nova
Apoio: Circuito Cultural de Vitória/ SATED-ES
Dia: 14 de outubro
Horário: 19h
Direção: Cesar Huapaya
Duração: 1h20mim

Peça: Um Dedo de Prosa/ES
DIA: 15 de Outubro
Horário: 20h
Duração: 1h e 20min
Direção: Sérgio Torrente

Peça: Dinossauros – Santiago Serrano/ Grupo Cena Brasília - Brasília
Dia: 18 de Outubro
Horário: 20h
Duração: 1h.
Direção: Guilherme Reis

Peça: Dinossauros – Santiago Serrano/ Grupo Cena Brasília - Brasília
Dia: 19 de Outubro
Horário: 20h
Duração: 1h.
Direção: Guilherme Reis

Peça: Uma Temporada No Inferno/ES
Dia: 21 de Outubro
Horário: 20h
Duração: 1h e 20min.
Direção: Wilson Coelho

Teatro Universitário - Ufes

Peça: Amargo Siciliano- de Luigi Pirandello – Grupo Tapa / SP
Dia: 14 de Outubro
Horário: 21h
Duração: 1h e 30min.
Direção: Sandra Coverlone e Eduardo Tolentino

Peça: Camaradagem - de August Strindberg – Grupo Tapa / SP
Dia: 15 de Outubro
Horário: 21h
Duração: 2h.
Direção: Eduardo Tolentino

Peça: A Mulher que Escreveu a Bíblia – de Moacyr Scliar / RJ
Dia: 16 de outubro
Horário: 21h
Duração: 1h e 30min.
Direção: Guilherme Piva

Peça: No Final das Contas
Dia: 17 de outubro
Horário: 20h
Duração: 1h
Direção: Letícia Braga

Peça: No Final das Contas
Dia: 17 de outubro
Horário: 21h
Duração: 1h
Direção: Letícia Braga

Peça: Luz, Câmera, Cleópatra em Ação/ ES
Dia: 18 de Outubro
Horário: 21h
Duração: 1h e 20min
Direção: Wilson Nunes

Peça: Quem Casa Quer Casa/ ES
Dia 19 de Outubro
Horário: 20h
Duração: 50min.
Direção: Jota Jota

Peça: As Noivas de Nelson – Cia Paulista de Artes / SP
Dia: 20 de outubro
Horário: 20h
Duração: 1h e 20min
Direção: Marco Antônio Braz

Peça: Cadê Meu Herói – Grupo Sobrevento / SP
Dia: 21 de outubro
Horário: 19
Duração: 1h
Direção: Luiz André Cherubini

Teatro Galpão

Peça: O Figurante Invisível/ES
Dia: 16 de outubro
Horário: 19h
Duração: 1h E 15min.
Direção: Thelma Smith

Peça: O Figurante Invisível/ES
Dia: 17 de outubro
Horário: 20h
Duração: 1h e15min.
Direção: Thelma Smith

Peça: O Grande Circo Ínfimo/ES
Dia: 18 De Outubro
Horário: 19h
Duração: 1h
Direção: Fernando Marques

Eestação Porto – Armazém

Peça: Orestéia – O Canto do Bode / Grupo Folias - SP
Dia: 16 de outubro
Horário: 20h
Duração: 3h
Direção: Marco Antônio Rodrigues

Peça: Orestéia – O Canto Do Bode / Grupo Folias - SP
Dia: 17 de outubro
Horário: 20h
Duração: 3h
Direção: Marco Antônio Rodrigues

Peça: Dorotéia- De Nelson Rodrigues / Associação Cultural Oficina de Criação Teatral – MTS
Dia: 18 de outubro
Horário: 19h e 21h
Duração: 1h e 15min.
Direção: Andrea Freire

Eescola de Teatro e Dança Fafi

Peça Teatral de Rua: Miséria Servidor de Dois Estancieiros - Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais/RS
Dia: 14 de Outubro
Horário: 17h
Duração: 1h.
Direção: Hamilton Leite

Montagem: Os Cenci
Dias: 14 e 15 de outubro
Horário: 19h
Local: Escola de Teatro e Dança Fafi
Direção: Fernando Marques
Duração: 1h e 20min

Peça Teatral de Rua: Cidade das Donzelas- Grupo Troupp Pás D'argent / RJ
Dia: 19 de Outubro de 2008
Horário: 16h
Duração: 1h
Direção: Marcela Rodrigues

Leitura Dramática: Revolução de Caranguejos
Autor: Toninho Neves
Apoio: Circuito Cultural de Vitória/SATED-ES
Dia: 20 de outubro
Horário: 18h
Local: Escola de Teatro e Dança Fafi
Direção: Robson de Paula
Duração: 1h

Teatro de Rua

Peça Teatral de Rua: Cantantes e Brincantes/ES
Dia: 13 de Outubro
Horário: 12
Duração: 40min.
Local: Teatro Carlos Gomes (Rua Lateral)
Direção: Coletiva

Peça Teatral de Rua: A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina - Tropa do Balacobaco- Equipe Teatral Arcoverde / PE
Dia: 16 de Outubro de 2008
Horário: 12h
Duração: 1h e 20min
Local: Praça Costa Pereira
Direção: Romualdo de Freitas

Peça Teatral de Rua: Memória Tá na Rua – RJ
Dia: 17 de Outubro de 2008
Horário: 12h
Duração: 2h
Local: Praça. Costa Pereira
Direção: Amir Haddad

Peça Teatral de Rua: Cidade das Donzelas- Grupo Troupp Pás D'argent / RJ
Dia: 18 de Outubro de 2008
Horário: 12h
Duração: 1h
Local: Mercado da Vila Rubim – Vitória
Direção: Marcela Rodrigues

Peça Teatral de Rua: Memória Tá na Rua – RJ
Dia: 18 de Outubro de 2008
Horário: 19h
Duração: 2h
Local: Praça. Mário Elias da Silva - Jardim Camburi
Direção: Amir Haddad

Espaço Circuito Cultural - São Pedro

Peça Teatral de Rua: Bossa em Movimento
Dia: 15 de Outubro de 2008
Horário: 18h30
Local: Rodovia Serafim Derenze nº4783,
Direção: Rose Andrade

Peça Teatral de Rua: Miséria Servidor de Dois Estancieiros - Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais/RS
Dia: 16 de Outubro de 2008
Horário: 19h30h
Duração: 1h
Local: São Pedro - Rod. Serafim Derenze nº 4783.

Atividades Formativas
Oficina de Voz
Instrutora: Com a Cantora Lírica Natércia Lopes/ES
Dias: 13 a 17 de outubro
Horário: 14h às 17h
Local da oficina: Escola de Teatro e Dança Fafi
Público alvo: Atores, diretores e estudantes de teatro.
Número de participantes: 20

Oficina de Crítica Teatral
Instrutor: Sergio Maggio Jornalista e Crítico Teatral
Dia: 14 a 20 de outubro
Horário: 10h às 13h
Local da oficina: Escola de Teatro e Dança Fafi
Público alvo: Atores, diretores e estudantes e profissionais de jornalismo
Número de participantes: 20

Oficina de Esquetes Educativos – Criação e Montagem
Instrutor: Diretor Fernando Limoeiro (Prof. UFMG )
Dia: 13 a 18 de Outubro
Horário: 09h às 12h e 14h às 16h
Local da oficina: Teatro SCAV
Público alvo: Professores de educação artística, atores profissionais ou amadores, arte – educadores em geral que tenham tido alguma experiência de prática teatral comprovada. Idade mínima 16 anos.
Número de participantes: 25

Oficina de Figurino
Instrutor: Ronald Teixeira/Funarte
Dias: 13 a 18 de outubro
Horário: 9h às 13h
Local da oficina: Escola de Teatro e Dança Fafi
Público alvo: Figurinistas, atores e diretores.
Número de participantes: 30

Oficina de Cenografia
Instrutor: José Dias/Funarte
Dias: 13 a 18 de outubro
Horário: 13h às 17h
Local da oficina: Escola de Teatro e Dança Fafi
Público alvo: Cenógrafos, atores e diretores.
Numero de participantes: 25

Oficina de Teatro
Construindo o Lugar Teatral
Instrutora: Letícia Braga
Dias: 13 a 17 de outubro
Horário: 9h às 13h
Local da oficina: Escola de Teatro e Dança Fafi
Público alvo: Atores, diretores, dançarinos, estudantes de teatro e dança.
Número de participantes: 40, desde que maiores de 18 anos

Palestras/Demonstração de trabalho
Grupo Tapa
Dia: 15 de outubro
Horário: 11h
Local: Escola de Teatro e Dança Fafi
Diretor: Eduardo Tolentino

Grupo Oigalê
Dia: 14 de outubro
Horário: (após espetáculo)
Local: Escola de Teatro e Dança Fafi
Ator e Produtor: Jean Carlo Calomeni

Cena Contemporânea
Dia: 19 de outubro
Horário: (após o espetáculo)
Local: Teatro do Sesi
Diretor: Guilherme Reis

Grupo Folias
Dia: 17 de outubro
Horário: 15h
Local: Armazém/Estação Porto
Diretor: Marco Antônio Rodrigues

Amir Haddad
Dia: 17 de outubro
Horário: 17h
Local: Escola de Teatro e Dança Fafi

Tropa do Balaco Baco Equipe Teatral de Arcoverde
Dia: 17 de outubro
Horário: 10h
Local: Escola de Teatro e Dança Fafi
Diretor: Romualdo de Freitas

Associação Cultural - Oficina de Teatro
Dia: 19 de outubro
Horário: 14h30
Local: Escola de Teatro e Dança Fafi
Diretora: Andrea Freire

Cia. Paulista de Artes
Anamaria Barreto e o convidado: Francisco Carneiro
Dia: 20 de outubro
Horário: (Após o espetáculo)
Local: Teatro Universitário

Aderbal Freire
Dia: 21 de outubro
Horário: 16h
Local: Teatro Carlos Gomes

Mesas/Debates
Tema: O Poder do Teatro e as Táticas da Resistência
Participação: Lúcia Pardo/RJ e Kaká Werá/SP
Dia: 17 de outubro
Horário: 10h
Local: Teatro Galpão

terça-feira, 6 de outubro de 2009

150 TEXTOS DRAMÁTICOS FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO DE UM ALUNO DE ARTES CÊNICAS por Celso Jr. Professor

por Celso Jr.


1. Orestéia: Hagamêmnon, Coéforas e Eumênides – Ésquilo
2. Prometeu acorrentado – Ésquilo
3. Édipo Rei – Sófocles
4. Antígona – Sófocles
5. Medéia – Eurípides
6. Hipólito – Eurípides
7. As troianas – Eurípides
8. As aves – Aristófanes
9. Lisístrata – Aristófanes

10. Os dois Menecmos – Plauto
11. Aulularia (A comédia da panela) – Plauto
12. Hécira (A sogra) – Terêncio
13. Fedra – Sêneca

14. Auto da barca do inferno – Gil Vicente
15. A vida é sonho – Calderón de La Barca
16. Fuenteovejuna – Lope de Veja

17. Dr. Fausto – Christopher Marlowe
18. Volpone – Ben Jonson

19. Hamlet – Shakespeare
20. Otelo – Shakespeare
21. Macbeth – Shakespeare
22. Rei Lear – Shakespeare
23. Romeu e Julieta – Shakespeare
24. Ricardo III – Shakespeare
25. Henrique V – Shakespeare
26. Comédia dos erros – Shakespeare
27. Sonho de uma noite de verão – Shakespeare
28. Noite de reis – Shakespeare
29. Alegres comadres de Windsor – Shakespeare

30. A mandrágora – Maquiavel

31. Escola de mulheres – Molière
32. Médico à força – Molière
33. As preciosas ridículas – Molière
34. O avarento – Molière
35. O doente imaginário – Molière
36. Dom Juan – Molière
37. Fedra – Racine
38. O Cid – Corneille
39. O triunfo do amor – Pierre Marivaux
40. Arlequim – servidor de dois amos – Carlo Goldoni
41. As bodas de Fígaro – Beaumarchais
42. Escola de maledicência – Richard Sheridan

43. Mary Stuart – Schiller
44. Fausto – Goethe

45. A dama das camélias – Alexandre Dumas


46. Juiz de paz na roça – Martins Pena
47. Quem casa quer casa – Martins Pena
48. As desgraças de uma criança – Martins Pena
49. Lição de botânica – Machado de Assis

50. O inspetor geral – Nikolai Gogol
51. Casa de bonecas – Ibsen
52. Espectros – Ibsen
53. Peer Gynt – Ibsen
54. Senhorita Julia – Strindberg
55. O pai – Strindberg
56. Dança da morte – Strindberg
57. O sonho – Strindberg
58. Os pequenos burgueses – Gorki
59. A gaivota – Tchekhov
60. As três irmãs – Tchekhov
61. Tio Vânia – Tchekhov
62. O jardim das cerejeiras – Tchekhov
63. O pedido de casamento – Tchekhov
64. O males provocados pelo tabaco – Tchekhov
65. O pássaro azul – Maeterlinck
66. O despertar da primavera – Frank Wedekind
67. Lulu – Frank Wedekind

68. Ubu-Rei – Alfred Jarry
69. A importância de ser prudente – Oscar Wilde
70. Cyrano de Bergerac – Ronstand

71. Baal – Bertolt Brecht
72. Galileu Galilei – Bertolt Brecht
73. O mendigo ou O cachorro morto – Bertolt Brecht
74. A alma boa de Setsuan – Bertolt Brecht
75. Aquele que diz sim – Aquele que diz não – Bertolt Brecht

76. Seis personagens à procura de um autor – Luigi Pirandello
77. Desejo – Eugene O’Neill
78. Calígula – Albert Camus
79. O zoológico de vidro – Tennessee Williams
80. Um bonde chamado desejo – Tennessee Williams
81. A morte do caixeiro viajante – Arthur Miller
82. As bruxas de Salém – Arthur Miller
83. Nossa cidade – Thornton Wilder

84. A cantora careca –Eugène Ionesco
85. O rinoceronte – Eugène Ionesco
86. A lição – Eugène Ionesco
87. Esperando Godot ¬– Samuel Beckett
88. Fim de partida – Samuel Beckett
89. Ato sem palavras – Samuel Beckett
90. Vai e vem – Samuel Beckett
91. A visita da velha senhora – Dürrenmatt
92. O balcão – Jean Genet
93. O arquiteto e o imperador da Assíria – Fernando Arrabal
94. Fando e Lis – Fernando Arrabal
95. Guernica – Fernando Arrabal

96. O rei da vela – Oswald de Andrade
97. A moratória – Jorge Andrade
98. Auto da Compadecida – Ariano Suassuna
99. Eles não usam black-tie – Gianfrancesco Guarnieri
100. Morte e vida severina – João Cabral de Mello Neto
101. Dois perdidos numa noite suja – Plínio Marcos
102. Rasga coração – Oduvaldo Viana Filho (Vianinha)
103. Pluft – o fantasminha – Maria Clara Machado
104. Vestido de noiva – Nélson Rodrigues
105. Álbum de família – Nélson Rodrigues
106. Senhora dos afogados – Nélson Rodrigues
107. O beijo no asfalto – Nélson Rodrigues
108. Toda nudez será castigada – Nélson Rodrigues
109. Os sete gatinhos – Nélson Rodrigues
110. A falecida – Nélson Rodrigues
111. Boca de Ouro – Nélson Rodrigues
112. Viúva, porém honesta – Nélson Rodrigues

113. Look back in anger (Geração em revolta) – John Osborne
114. A volta ao lar – Harold Pinter
115. Traição – Harold Pinter
116. A história do zoológico – Edward Albee
117. Três mulheres altas – Edward Albee
118. Saved – Edward Bond
119. Insulto ao público – Peter Handke
120. O menor quer ser tutor – Peter Handke
121. Marat/Sade – Peter Weiss
122. O marinheiro que perdeu as graças do mar – Yukio Mishima
123. O templo do pavilhão dourado – Yukio Mishima
124. Roberto Zucco – B. M. Koltés
125. Tango – Slawomir Mrozéck
126. Os alpinistas – Osvaldo Dragún

127. Medeamaterial – Heiner Müller
128. Hamletmáquina – Heiner Müller
129. Descrição de uma imagem – Heiner Müller

130. Longe demais – Caryl Churchill
131. Cara de fogo – Marius Von Mayenburg
132. Shopping and fucking – Mark Ravenhill
133. Um amor de Fedra – Sarah Kane
134. Psicose 4.48 – Sarah Kane
135. Rosenkrantz e Guildenstern estão mortos – Tom Stoppard
136. Simplesmente complicado – Thomas Bernhardt
137. Memória da água – Shelagh Stephenson
138. A prova – David Auburn
139. Suburbia – Eric Bogosian
140. Atentados – Martim Crimp

141. Budro – Bosco Brasil
142. Novas diretrizes em tempos de paz – Bosco Brasil
143. Intensa magia – Maria Adelaide Amaral
144. Fulaninha e D. Coisa – Noemi Marinho
145. Nada será como antes – Claudio Simões
146. O cego e o louco – Cláudia Barral
147. Bolero – Paulo Henrique Alcântara
148. Entropia – Rodrigo Nogueira
149. A dona da história – João Falcão
150. A estrela do lar – Mauro Rasi