sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um pouco da 'Cia de Teatro Cobras & Lagartos'


Dizemos, na linguagem popular, que quando alguém não tem "papas na língua", essa pessoa fala "cobras e lagartos". Seria essa também uma maneira simbólica de expressar aquilo que não é aceito por parte da sociedade, uma vez que é taxativo, mas que resulta numa verdadeira e significativa forma de expressão, como nos sugere a própria ideologia do teatro. O nome da companhia também nos remete à cidade de fundação, Lagarto, e às pessoas ligadas ao grupo, por expelir talento, dinamismo e responsabilidade, no bom sentido da palavra "cobras".

A 'Cia de Teatro Cobras & Lagartos' foi fundada no dia 8 de janeiro de 2003, e conta, atualmente, com um núcleo de 12 membros, entre atores, técnicos e pessoal de apoio. É política do grupo sempre acionar parcerias, a fim de completar seus trabalhos e garantir a rotatividade do serviço artístico local.

Nessa linha, a companhia investe na qualidade de sua produção através de oficinas (internas e externas), cursos, debates, encontros e afins — a exemplo da participação nos projetos Interiorização do Teatro Sergipano (2007-2008), promovido pela Secretaria de Estado da Cultura - SE, e Troca-troca com a outra (2007), do grupo baiano A Outra Cia de Teatro. Neste último, na condição de representante estadual.