terça-feira, 6 de outubro de 2009

150 TEXTOS DRAMÁTICOS FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO DE UM ALUNO DE ARTES CÊNICAS por Celso Jr. Professor

por Celso Jr.


1. Orestéia: Hagamêmnon, Coéforas e Eumênides – Ésquilo
2. Prometeu acorrentado – Ésquilo
3. Édipo Rei – Sófocles
4. Antígona – Sófocles
5. Medéia – Eurípides
6. Hipólito – Eurípides
7. As troianas – Eurípides
8. As aves – Aristófanes
9. Lisístrata – Aristófanes

10. Os dois Menecmos – Plauto
11. Aulularia (A comédia da panela) – Plauto
12. Hécira (A sogra) – Terêncio
13. Fedra – Sêneca

14. Auto da barca do inferno – Gil Vicente
15. A vida é sonho – Calderón de La Barca
16. Fuenteovejuna – Lope de Veja

17. Dr. Fausto – Christopher Marlowe
18. Volpone – Ben Jonson

19. Hamlet – Shakespeare
20. Otelo – Shakespeare
21. Macbeth – Shakespeare
22. Rei Lear – Shakespeare
23. Romeu e Julieta – Shakespeare
24. Ricardo III – Shakespeare
25. Henrique V – Shakespeare
26. Comédia dos erros – Shakespeare
27. Sonho de uma noite de verão – Shakespeare
28. Noite de reis – Shakespeare
29. Alegres comadres de Windsor – Shakespeare

30. A mandrágora – Maquiavel

31. Escola de mulheres – Molière
32. Médico à força – Molière
33. As preciosas ridículas – Molière
34. O avarento – Molière
35. O doente imaginário – Molière
36. Dom Juan – Molière
37. Fedra – Racine
38. O Cid – Corneille
39. O triunfo do amor – Pierre Marivaux
40. Arlequim – servidor de dois amos – Carlo Goldoni
41. As bodas de Fígaro – Beaumarchais
42. Escola de maledicência – Richard Sheridan

43. Mary Stuart – Schiller
44. Fausto – Goethe

45. A dama das camélias – Alexandre Dumas


46. Juiz de paz na roça – Martins Pena
47. Quem casa quer casa – Martins Pena
48. As desgraças de uma criança – Martins Pena
49. Lição de botânica – Machado de Assis

50. O inspetor geral – Nikolai Gogol
51. Casa de bonecas – Ibsen
52. Espectros – Ibsen
53. Peer Gynt – Ibsen
54. Senhorita Julia – Strindberg
55. O pai – Strindberg
56. Dança da morte – Strindberg
57. O sonho – Strindberg
58. Os pequenos burgueses – Gorki
59. A gaivota – Tchekhov
60. As três irmãs – Tchekhov
61. Tio Vânia – Tchekhov
62. O jardim das cerejeiras – Tchekhov
63. O pedido de casamento – Tchekhov
64. O males provocados pelo tabaco – Tchekhov
65. O pássaro azul – Maeterlinck
66. O despertar da primavera – Frank Wedekind
67. Lulu – Frank Wedekind

68. Ubu-Rei – Alfred Jarry
69. A importância de ser prudente – Oscar Wilde
70. Cyrano de Bergerac – Ronstand

71. Baal – Bertolt Brecht
72. Galileu Galilei – Bertolt Brecht
73. O mendigo ou O cachorro morto – Bertolt Brecht
74. A alma boa de Setsuan – Bertolt Brecht
75. Aquele que diz sim – Aquele que diz não – Bertolt Brecht

76. Seis personagens à procura de um autor – Luigi Pirandello
77. Desejo – Eugene O’Neill
78. Calígula – Albert Camus
79. O zoológico de vidro – Tennessee Williams
80. Um bonde chamado desejo – Tennessee Williams
81. A morte do caixeiro viajante – Arthur Miller
82. As bruxas de Salém – Arthur Miller
83. Nossa cidade – Thornton Wilder

84. A cantora careca –Eugène Ionesco
85. O rinoceronte – Eugène Ionesco
86. A lição – Eugène Ionesco
87. Esperando Godot ¬– Samuel Beckett
88. Fim de partida – Samuel Beckett
89. Ato sem palavras – Samuel Beckett
90. Vai e vem – Samuel Beckett
91. A visita da velha senhora – Dürrenmatt
92. O balcão – Jean Genet
93. O arquiteto e o imperador da Assíria – Fernando Arrabal
94. Fando e Lis – Fernando Arrabal
95. Guernica – Fernando Arrabal

96. O rei da vela – Oswald de Andrade
97. A moratória – Jorge Andrade
98. Auto da Compadecida – Ariano Suassuna
99. Eles não usam black-tie – Gianfrancesco Guarnieri
100. Morte e vida severina – João Cabral de Mello Neto
101. Dois perdidos numa noite suja – Plínio Marcos
102. Rasga coração – Oduvaldo Viana Filho (Vianinha)
103. Pluft – o fantasminha – Maria Clara Machado
104. Vestido de noiva – Nélson Rodrigues
105. Álbum de família – Nélson Rodrigues
106. Senhora dos afogados – Nélson Rodrigues
107. O beijo no asfalto – Nélson Rodrigues
108. Toda nudez será castigada – Nélson Rodrigues
109. Os sete gatinhos – Nélson Rodrigues
110. A falecida – Nélson Rodrigues
111. Boca de Ouro – Nélson Rodrigues
112. Viúva, porém honesta – Nélson Rodrigues

113. Look back in anger (Geração em revolta) – John Osborne
114. A volta ao lar – Harold Pinter
115. Traição – Harold Pinter
116. A história do zoológico – Edward Albee
117. Três mulheres altas – Edward Albee
118. Saved – Edward Bond
119. Insulto ao público – Peter Handke
120. O menor quer ser tutor – Peter Handke
121. Marat/Sade – Peter Weiss
122. O marinheiro que perdeu as graças do mar – Yukio Mishima
123. O templo do pavilhão dourado – Yukio Mishima
124. Roberto Zucco – B. M. Koltés
125. Tango – Slawomir Mrozéck
126. Os alpinistas – Osvaldo Dragún

127. Medeamaterial – Heiner Müller
128. Hamletmáquina – Heiner Müller
129. Descrição de uma imagem – Heiner Müller

130. Longe demais – Caryl Churchill
131. Cara de fogo – Marius Von Mayenburg
132. Shopping and fucking – Mark Ravenhill
133. Um amor de Fedra – Sarah Kane
134. Psicose 4.48 – Sarah Kane
135. Rosenkrantz e Guildenstern estão mortos – Tom Stoppard
136. Simplesmente complicado – Thomas Bernhardt
137. Memória da água – Shelagh Stephenson
138. A prova – David Auburn
139. Suburbia – Eric Bogosian
140. Atentados – Martim Crimp

141. Budro – Bosco Brasil
142. Novas diretrizes em tempos de paz – Bosco Brasil
143. Intensa magia – Maria Adelaide Amaral
144. Fulaninha e D. Coisa – Noemi Marinho
145. Nada será como antes – Claudio Simões
146. O cego e o louco – Cláudia Barral
147. Bolero – Paulo Henrique Alcântara
148. Entropia – Rodrigo Nogueira
149. A dona da história – João Falcão
150. A estrela do lar – Mauro Rasi

LICENCIATURA EM TEATRO

LICENCIATURA EM TEATRO

--------------------------------------------------------------------------------

OBJETIVOS DO CURSO

· habilitar professores para o ensino de teatro, capacitando-os para a atuação na educação básica, escolas especializadas da área e demais contextos de ensino e aprendizagem, e,
· contribuir para o desenvolvimento artístico-cultural do Estado de Sergipe, desenvolvendo estudos que possibilitem a ampliação do conhecimento na área e sua aplicação em projetos educacionais.

PERFIL DO PROFISSIONAL

· o Licenciado em Teatro deve contribuir para o exercício do pensamento reflexivo, a sensibilidade artística compreendendo sólida formação técnica, artística, ética, cultural, científicas e tecnológicas, com aptidão para construir novas formas de expressão e de linguagem corporal e de propostos estéticos, além de preparação adequada à aplicação pedagógica desses conhecimentos na sua prática educativa, nos ensinos fundamental e médio e outras especificidades do campo teatral.



ASPECTOS LEGAIS

Ano de instalação: 2007
Projeto Pedagógico do Curso: Resolução Nº 91/2006/CONEP


LICENCIATURA EM TEATRO - ESTRUTURA CURRICULAR

--------------------------------------------------------------------------------

TURNO: Vespertino/Noturno DURAÇÃO Mínimo: 03 anos - Máximo: 06 anos CRED. OBR.: 173 CRED. OPT.: 26 CRED. TOT.: 199 C.H.: 2985H

--------------------------------------------------------------------------------

GRADE CURRICULAR
CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA CRÉDITOS PEL CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITOS
PRIMEIRO PERÍODO
604082 Estética e Historia da Arte I 04 4.00.0 60 -
603094 Antropologia I 04 4.00.0 60 -
603096 Sociologia I 04 4.00.0 60 -
603092 In. à Psicologia do Desenvolvimento 04 3.01.0 60 -
604027 História do Teatro I 04 3.01.0 60 -
604081 Arte/Educação 04 2.02.0 60 -

TOTAL 24 - 360 -
SEGUNDO PERÍODO

603093 Int. à Psicologia da Aprendizagem 04 3.01.0 60 -
604085 Introdução à Metodologia Científica 04 3.01.0 60 -
603091 Est. e Funcionamento do Ensino 04 3.01.0 60 -
604084 Introdução à Filosofia 04 3.01.0 60 -
604024 Fisiologia da Voz 02 1.00.1 30 -
604086 Int. ao Estudo das Artes Visuais 04 2.02.0 60 -

TOTAL 22 - 330 -
TERCEIRO PERÍODO
604022 Expressão Corporal e Vocal I 04 3.01.0 60 604024
604017 Estudo do Texto Dramático I 04 1.03.0 60 -
604016 Estética Teatral 04 4.00.0 60 -
604043 Metodologia do Ensino de Teatro 04 2.00.2 60 -
604047 Nov. Tecn. e o Ensino de Teatro 04 2.00.2 60 -
604031 Improvisação e Interpretação I 06 0.00.6 90 -

TOTAL 26 - 390 -
QUARTO PERÍODO

604018 Estudo do Texto Dramático II 04 1.03.0 60 604017
604026 Fundamentos do Teatro na Educação 04 2.00.2 60 604043
604044 Montagem Didática I 04 1.00.3 60 604043
604025 Folclore Brasileiro e Teatro 04 2.00.2 60 -
604013 Cenografia 04 2.00.2 60 -

TOTAL 20 - 300 -
QUINTO PERÍODO

604045 Montagem Didática II 04 1.00.3 60 604043
604071 Es. Sup. de Rot. e Mont Cenográ. I 06 0.00.6 90 604043
604042 Maquiagem e Mascara 04 2.00.2 60 80 créditos
604051 Teatro de Formas Animadas I 02 1.00.1 30 80 créditos
604019 Est. do Texto Dramático Brasileiro 04 1.03.0 60 -
604033 Improvisação e Jogos Didáticos 04 2.00.2 60 -

TOTAL 24 - 360 -
SEXTO PERÍODO
604072 Es. Sup. de Rot. e Mont. Cenográfica II 06 0.00.6 90 604071
604052 Teatro de Formas Animadas II 02 1.00.1 30 604051
604046 Montagem Didática III 04 1.00.3 60 604043
604014 Dramaturgia e Criação Coletiva 02 1.00.1 30 -
604034 Indumentária no Teatro 04 2.00.2 60 100 créditos
604065 Teatro Brasileiro 04 2.00.2 60 80 créditos

TOTAL 22 - 330 -
SÉTIMO PERÍODO
604073 Est. Sup. de Rot. e Mont. Cenográfica III 06 0.00.6 90 120 créditos
604041 Literatura Aplicada ao Teatro 04 3.01.0 60 -
604029 Iluminação para o Teatro 04 2.00.2 60 -
604063 Trabalho de Conclusão de Curso I 02 1.01.0 30 120 créditos

TOTAL 16 - 240 -
OITAVO PERÍODO
604074 Est. Sup. de Rot. e Mont. Cenográfica IV 09 0.00.9 135 604073
604054 Teatro e Ação Cultural 04 2.00.2 60 -
604064 Trabalho de Conclusão de Curso II 06 0.00.6 90 604063

TOTAL 19 - 285 -
ATENÇÃO!!!!! OBSERVE AS ALTERAÇÕES NA DEPARTAMENTALIZAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS QUE SERVEM AO CURSO.
CURRÍCULO COMPLEMENTAR
604023 Expressão Corporal e Vocal II 04 1.00.3 60 604022
604032 Improvisação e Interpretação II 06 0.00.6 90 604031
604035 Interpretação I 04 0.00.4 60 -
604036 Interpretação II 04 0.00.4 60 604031
604037 Interpretação III 04 0.00.4 60 604031
604038 Laboratório de Criação Cênica I 04 0.00.4 60 100 créditos
604039 Laboratório de Criação Cênica II 04 0.00.4 60 604038
604053 Teatro de Formas Animadas III 02 1.00.1 30 604052
604055 Técnica de Corpo para a Cena I 04 1.00.3 60 80 créditos
604056 Técnica de Corpo para a Cena II 04 1.00.3 60 604055
604011 Caracterização I 02 1.00.1 30 -
604012 Caracterização II 02 1.00.1 30 604011
604015 Elementos de Música para a Cena 04 A fixar 60 A fixar
604021 Ética e Organização Social do Teatro 02 2.00.0 30 -
604022 Expressão Corporal e Vocal I 04 3.01.0 60 604024
604023 Expressão Corporal e Vocal II 04 1.00.3 60 604022
604028 História do Teatro II 04 3.01.0 60 604027
604047 Nov. Tecn. e o Ensino de Teatro 04 2.00.2 60 -
604048 Prática Cênica 02 1.00.1 30 604013
604049 Seminário 02 A fixar 30 A fixar
604057 Técnica Vocal I 04 1.00.3 60 604024
604058 Técnica Vocal II 04 1.00.3 60 604057
604059 Tópicos Especiais de Teatro I 04 A fixar 60 A fixar
604061 Tópicos Especiais de Teatro II 04 A fixar 60 A fixar
604062 Tópicos Especiais de Teatro III 04 A fixar 60 A fixar
604083 Estética e História da Arte II 04 4.00.0 60 604082
603011 Acomp. Música e Dança: Percussão 02 0.00.2 30 50 créditos
603012 Ativ. Integradas em Dança e Teatro 02 0.00.2 30 50 créditos
603013 Ativ. Int. em Dança Pop. e Cont. 02 0.00.2 30 50 créditos
603032 Ens. de Artes e Nec. Edu. Especiais 06 2.00.4 90 603052
603041 Fol. Brasileiro: Dança e Folguedo 04 2.00.2 60 -
603045 História do Figurino 04 2.00.2 60 -
603046 Imagem do Espetáculo de Dança 04 2.00.2 60 -
603047 Inter. e Montagem Coreográfica 04 2.00.2 60 A fixar
603055 Oficinas em Técnicas da Dança I 02 A fixar 30 A fixar
603056 Oficinas em Técnicas da Dança II 02 A fixar 30 A fixar
603067 Téc. Exp. de Artes Cênicas I 02 A fixar 30 A fixar
603068 Técn. Exper. de Artes Cênicas II 02 A fixar 30 A fixar
603071 Tópicos Especiais de Dança I 02 A fixar 30 A fixar
603072 Tópicos Especiais de Dança II 02 A fixar 30 A fixar
603073 Tóp. Esp. de Dan. Pop. e Contem. 04 A fixar 60 A fixar
603075 Traje e Espaço Cênico para Dança 04 2.00.2 60 -
603064 Produção Musical 02 1.00.1 30 -
603066 Técnicas de Acompanhamento 04 2.00.2 60 -
603069 Tecnologias Musicais 02 0.00.2 30 -
603027 Desenho Artístico I 04 1.03.2 60 -
603101 Produção de Texto I 04 2.02.0 60 -
603102 Produção de Texto II 04 2.02.0 60 603101
603103 Inglês Instrumental 04 2.02.0 60 -
603104 Francês Instrumental 04 2.02.0 60 -
603105 Espanhol Instrumental 04 2.02.0

SITES DA UFS

http://www.ufs.br/

http://www.ccv.ufs.br/ccv/index.html

http://www.daa.ufs.br/

Tabela de dramaturgos e filósofos
Grécia antiga
Pro.Celso Jr.

Um teatro Grego
Relatório das eleições para Titular e Suplente(Estudantes), Coordenador e Vice do curso de Teatro UFS e da chapa do Centro acadêmico do curso de Teatro UFS ocorrida no dia 22 de setembro de 2009 no campus laranjeiras.
As 19:45 minutos do dia 22 de setembro de 2009( terça-feira) reuniram-se na sala 05-B do campus Laranjeiras os alunos do 2º, 4º e 6º períodos a fim de eleger os representantes dos estudantes para os assuntos correlares do curso, além de eleger os coordenadores e também os representantes do centro acadêmico. O aluno João Roberto do 6º período iniciou a fala expondo a importância de todos estarem ali naquele momento para poder decidir o futuro do curso de Licenciatura em Teatro e a partir daí expôs a seqüência que se faria as eleições e também a maneira que seria feita esta eleição foi decidida em assembléia, por isso, voto aberto, com direito de voz. E sendo inicialmente a eleição para titular e suplente representantes com 1 ano de mandato e também para se fazerem presentes durante a eleição do coordenador e vice, que inclusive acontecerá dia 23 de setembro a tarde 14:00 no Teatro Tobias Barreto, onde se fará presentes os atuais professores e o coordenador Genésio Santos. Em seguida, propôs a eleição para o coordenador e vice, ou seja, a opinião dos alunos do curso de Teatro diante desta eleição e por fim a eleição do centro acadêmico. Todos acataram e iniciou a eleição para Titular e Suplente, João abriu oportunidades para candidatura do cargo entre os alunos presentes pois iria decidir naquele instante, então candidataram-se Rogers do 2º período, Estevão e Lidiane do 6º período e obtendo então: Nulos: 5 votos, Rogers: 8 votos, Estevão: 13 votos e Lidiane: 10 votos, portanto, Estevão foi eleito Titular e Lidiane Suplente para representarem os estudantes durante 1 ano em assuntos que digam respeito aos mesmos. Em seqüência, a eleição para coordenador e vice do curso de Licenciatura em Teatro. Foi considerado todos os professores para esta eleição, mesmo sendo levantada algumas questões sobre desistência de professores, mas apenas foi confirmada a do professor Celso pelo aluno Flávio Porto do 2º período, o que provocou uma possível alteração no resultado. Sem mais, segue a eleição Tendo como candidatos para coordenador: Celso Júnior, Maicyra Leão, Nete Benevides, Betto Laplane e André Rosa, obtendo assim: Celso: 1 voto, Laplane: 5 votos, Maicyra: 23 votos, Nete: 5 votos, André: 5 votos, Abstenção: 2 votos e Nulo: 0 sendo assim Maicyra escolhida para coordenadora com 23 votos. Na eleição de Vice, permanece os mesmos, sem a nova eleita Maicyra. Segue a eleição obtendo assim os seguintes resultados: Celso: 8 votos, Laplane: 9 votos, Nete: 2 votos, André: 16 votos, Abstenção: 2 e Nulo: 1, portanto, o novo vice coordenador eleito pelos estudantes em assembléia foi o professor André Rosa com 16 votos. A partir daí foi exposta a única chapa candidata para eleição do centro acadêmico do curso de Teatro. A chapa “Deixe Vir” estava composta por: Estevão, Eva, João, Eduardo e Giselle estudantes do 6º período além de Giovana e André estudantes do 4º período e também os alunos do 2º período: Flávio, Rogers, Anlayse e Stephany que se propuseram a eleição. E assim segue a eleição sendo eleita a chapa “Deixe Vir” por 33 votos a favor, obtendo também, Nulo: 5 votos. Sem mais para o instante, foi encerrada a eleição as 20: 21 minutos por Gustavo que presidiu a mesma e reconhecida pelo último aluno a sair da sala o estudante Ewerton do 6º período de Teatro e por mim Lidiane Nobre aluna do 6º período de Teatro que fez a relatoria.




Nome da chapa “ Deixe Vir”
Deixe vir os problemas que nos iremos lutar,
com garra, determinação e força porque sabemos
que o movimento estudantil que se preze tem um
tempo de lutar, de plantar , de colher e de festejar.
Acreditamos e dando a ele uma alma com clareza de
objetivos .
“Abraçamos o caminho por inteiro e realizamos o melhor possível,
todo o resto é conseqüência!,
Portanto deixe vir!



Alunos do 6º Período
Eduardo Vieira
Matrícula 07160087

- Estevão Andrade dos Santos
matricula 07160154

- Eva Cardoso de Sá Lima
matricula 07160105

- João Roberto Marques Cordeiro
matricula 07160071


Giselle Cristiane dos Santos Azevedo
matricula 07160078


Alunos do 4º Período

- Giovana da Silva Alves
Matricula 08160008

- André Costa de Santana
matricula 08160146

Alunos do 2º período

Anlayse de Sá Souza
matricula 09160159

Flávia Jozé Menezes Porto
matricula 09160115

Rogers Nascimento Santos
matricula 09160058

Stephane Teles de Paula
matricula